Super banner
Super banner

Escolas estaduais de Araxá fazem ações de prevenção a dengue

Escolas estaduais de Araxá fazem ações de prevenção a dengue

Foto: Caio Aureliano

Da RedaçãoNesta sexta-feira, 12, em iniciativa integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais de 3,6 mil estudantes foram envolvidos em mobilização para o combate a dengue denominado “Todos Contra a Dengue”. As escolas estaduais Delfim Moreira e Luiz Antônio Correa de Oliveira (Polivalente) promoveram ações alusivas à prevenção da doença.

Em frente a escola Delfim Moreira situada no Centro, foi feita uma grande mobilização pelos alunos e professores que entregaram material educativo aos motoristas e pedestres. Eles também levaram cartazes e panfletos, acompanhados por gritos de guerra como “Xô, Dengue”, “Todos Contra a Dengue” e “A Dengue Mata” chamando a atenção de quem passava na avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a diretora, Rosângela Pereira de Melo Lucca, foram feitos trabalhos durante essa semana que culminou na realização da blitz educativa que recebeu o apoio da Polícia Militar.  “Nada melhor que conscientizar a criança porque eles vão crescer adultos conscientes, além do que, eles aproveitam para levar esse importante recado aos seus pais e vizinhos. Essa semana, eles fizeram vários trabalhos com confecção de cartazes, textos informativos, fizeram mosquiteiros, levaram tarefa para olhar os quintais de sua casa, dentre outros. É um trabalho interessante. É uma forma gostosa de extinguir a doença. Nós precisamos extinguir esse mosquito”, diz a diretora do Delfim Moreira.

Na blitz educativa da Delfim Moreira, tinha até o mosquito transmissor da dengue caracterizado de roupa preta com bolinhas brancas para deixar o seu recado. “Vale demais a pena. Muitas pessoas estão morrendo com a dengue em todo o Brasil”, comenta a aluna Caroline Jerônimo. A escola também realiza manifestação com as turmas do período da tarde. Ao todo, são 600 alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental .

 Já no Polivalente, a comunidade escolar que conta com mais de 1300 alunos do 5° ao 3° ano do Ensino Médio , os estudantes passaram nas residências deixando também panfletos de conscientização de combate a dengue. “Os alunos estão saindo as ruas mostrando o que a escola está fazendo relacionada a doença. Nós vamos fazer uma reunião com a comunidade com palestras e folhetos com os alunos falando da dengue que está uma calamidade. Até a próxima sexta-feira (19), vamos estar envolvidos com a dengue”, ressalta a diretora do Polivalente Zulma Moreira de Melo.

Para o aluno do Polivalente, Jorge Maria das Graças, a ação é uma maneira de mobilizar todo mundo no que tange a prevenção da dengue. “É uma doença que mata e já foi comprovado isso. Todos precisam estar envolvidos limpar as calhas, não deixar os pneus acumularem água, tirar os pratinhos com água de vasos de plantas, ações que deixam toda a população livre da dengue”.

O mosquito da dengue “Aedes aegypti” leva de 7 a 10 dias para passar do ovo até a fase adulta. Por isso, verificando e eliminando os focos, você interrompe esse crescimento e impede a reprodução dos mosquitos e você fica livre da doença fazendo a sua parte.

Sintomas da dengue

Febre alta (acima de 40°) início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, dentre outros, são os sintomas que podem sinalizar que a pessoa esteja com dengue.

Em Araxá, já são 54 casos confirmados de dengue e 146 notificações.

 

Notícias relacionadas