Política

Fechado há mais de um ano, situação do prédio do Cine Teatro Brasil é abordada na Câmara

Um dos marcos da história de Araxá está de portas fechadas. O prédio que abrigou por várias décadas o Cine Teatro Brasil, no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, é tombado pelo patrimônio histórico desde 1998. Desde abril de 2015, após o fim do contrato da empresa que administrava o cinema com a Prefeitura, o local está fechado. O Vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha, abordou o assunto na tarde de quarta-feira (16).

Fabiano solicitou à Secretária de Turismo e Eventos, Régia Cortes, informações a respeito da atual situação do prédio, que tem capacidade para cerca de 400 pessoas e pode atender grupos de teatro e dança de Araxá, além da promoção de espetáculos por parte de produtores culturais.

“Com a restauração e reabertura do Cine Teatro Brasil, os grupos de dança e teatro da cidade e de outras cidades poderiam realizar, num local adequado e de fácil acesso a todos os araxaenses, apresentações artísticas com a cobrança de ingressos, o que fortalece as companhias e propicia uma maior interação. O Conselho Municipal de Cultura recentemente aprovado nessa Casa e sancionado pelo executivo, também poderia entrar como parceiro auxiliando na criação de atrações e eventos que movimentariam o Calçadão e a cultura araxaense”, afirmou Fabiano em seu pronunciamento. A Indicação foi aprovada pelos demais vereadores e enviada aos responsáveis.

Vila do Artesanato

Ainda dentro do setor turístico de Araxá, a construção da Vila do Artesanato, no Complexo do Barreiro, foi novamente abordada por Fabiano na Tribuna. Uma indicação foi enviada pelo Vice-presidente da Mesa Diretora para o Deputado Estadual Bosco. Na solicitação, Fabiano pede ao parlamentar que acompanhe de perto e repasse informações sobre o projeto que precisar ser feito na Estância Hidrotermal do Barreiro.

Uma licitação foi feita e paralisada, quando houve a troca de governo no Estado de Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) é a responsável pelo projeto. O vereador afirma que os artesãos e trade turístico da cidade aguardam com ansiedade as definições da obra para que o projeto seja iniciado. O requerimento foi aprovado e enviado.

Ver comentários

  • <span>Boa tarde, Fabiano. Gostaria de saber se é possível conversarmos a respeito do Cine Teatro Araxá. tenho enorme interesse em me engajar como voluntária para angariar fundos da iniciativa privada para a revitalização do espaço e promoção cultural da agenda de eventos. Tenho total disponibilidade e o meu interesse é meramente social. Acredito de fato que o Teatro é um patrimônio de enorme valor para a cidade e não pode depender somente do subsídio municipal. Engajar a população e a iniciativa privada, será o primeiro passo para esta revitalização. Gostaria de saber se já existe um programa definido para isto e oferecer a minha participação voluntária nas frentes que se fizerem necessárias. Acabo de chegar à cidade, vinda de São Paulo capital e me sensibilizei muito com estado e situação do teatro.</span>

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…