Política

Formadas as Comissões para Análise da LOA e do PPA

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde desta terça – feira (03) foi marcada pelo encaminhamento da Lei Orçamentária Anual para 2018 (LOA) e do Plano Plurianual de Ação (PPA), que vai definir as metas de investimento para os próximos 4 anos.

Os Vereadores formaram as Comissões para avaliação dos dois projetos, sendo César Romero da Silva (Garrado), Fárley Pereira de Aquino e José Valdez da Silva (Ceará) na Comissão Especial para análise da LOA e os Parlamentares Luiz Carlos Bittencourt, Fernanda de Castelha e José dos Reis de Paula (Zezinho) na Comissão Especial para análise do PPA. Os dois projetos serão votados até o final deste ano.

Sete Vereadores usaram a tribuna na tarde desta terça-feira: Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Emílio de Paula Castilho (PR), Jairinho Borges (PRP), Bosco Júnior (AV), Fárley Pereira de Aquino (DEM), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT) e José Valdez da Silva (Ceará- PMB).

Luiz Carlos Bittencourt

Abrindo o Grande Expediente, o Vereador Luiz Carlos falou das dificuldades enfrentadas pela Santa Casa. Ele mencionou a falta de insumos e de medicamentos que impedem a realização de cirurgias. Segundo o Vereador, a Prefeitura está investindo no Pronto Atendimento Municipal (PAM), mas precisa continuar auxiliando a Santa Casa a manter seus atendimentos.

Indicação – Estudo para repasse de recursos através de convênio para custeio da Santa Casa de Misericórdia de Araxá.

Indicação – Fórum Comunitário para discutir ocupações de moradias do Programa Minhas Casa, Minha Vida

Indicação – Estudo para ligação entre as Ruas José Detoni com Geralda Detoni, no Bairro São Geraldo.

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública, para Rua Mozart Andrade, a atual Rua 5, no Loteamento Villa das Artes.

Moção de Pesar – Aos familiares de Marcelo Gusmão Machado, que faleceu no dia 02 de outubro de 2017

Moção de Pesar – Aos familiares de Roberto Barbosa Campos, que faleceu no dia 1º de outubro de 2017. (Em nome da Mesa Diretora)

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio apresentou Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Enfrentamento a Endometriose. A semana, que antecede o dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi a escolhida pelo Parlamentar para atrair a atenção da sociedade e criar uma agenda coletiva para conscientizar a população sobre a doença, que afeta cerca de seis milhões de brasileiras.

Indicação – Estudo para instalação de iluminação em LED nas portas das escolas públicas municipais, estaduais e escolas particulares da cidade.

Projeto de Lei – Fiscaliza empresas e caça alvarás de funcionamento que comprovadamente revenderem combustíveis adulterados.

Indicação – Ao Ministério Público, que solicite ao Corpo de Bombeiros e Crea, que faça vistoria para verificar condições do prédio onde funcionava a Pensão Tormin, no Centro de Araxá.

Jairinho Borges

O Vereador Jairinho Borges comentou a necessidade de reestruturação das estradas rurais, pois os meios de transporte se modernizaram e as estradas ficaram antiquadas. Jairinho lembrou que muitas vezes, o município tem os recursos para investir em melhorias nessas vias, mas as restrições legais impedem que providências sejam tomadas com agilidade.

O Parlamentar destacou o lançamento do Projeto Araxá Mais Verde, que ocorreu no dia 28 de setembro no Bairro Santa Maria. Jairinho agradeceu os patrocinadores da açãoe lembrou os benefícios a longo prazo do plantio de árvores.

Finalizando sua fala, Jairinho elogiou a iniciativa do Secretário de Esportes, Adolfo Maurício da Silva, que, durante o Torneio de Futebol Ruralão, realizou uma campanha em que os jogadores que fossem punidos com cartões, fariam a doação de litros de óleo. Ao final do campeonato, foram arrecadados cerca de 450 litros de óleo, que foram destinados para instituições filantrópicas.

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública, para Coronel Fortunato Botelho, a atual Rua B, do Loteamento Villa das Artes. (Apresentado a pedido do Vereador Fabiano Santos Cunha).

Bosco Júnior

O Vereador Bosco aproveitou seu tempo regimental para falar sobre problemas enfrentados pelo homem do campo. Ele realizou um levantamento, com a ajuda da população rural, e apresentou diversas indicações a serem encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural:

Indicação – Limpeza das saídas dos mata-burros nas estradas rurais do município.

Indicação – Campanhas educativas aos produtores rurais para que adotem porteiras laterais ou colchetes, junto aos mata-burros, a partir de três metros e meio de largura.

Moção de Congratulações – Ao atleta Darllyon Machado de Araújo, pela conquista do 3º lugar da Copa do Mundo de Slackeline, no Japão.

Bosco concluiu sua fala comemorando a conclusão da instalação da iluminação na Alameda Helena Ferreira de Morais, próximo à hípica.

 

Fárley Pereira de Aquino

O Vereador Fárley iniciou sua fala lembrando o Dia do Idoso, comemorado no dia 1 de Outubro. Ele voltou a comentar a falta de tratamento de esgoto por parte da COPASA que cobra dos usuários, mas não realiza o tratamento dos rejeitos. O Parlamentar lamentou o descaso da companhia com relação ao assunto.

Indicação – Estudo para instalação de mão única na Rua Wantuir Batista da Costa, na Vila João Ribeiro.

Indicação – Estudo para contratação de mais médicos oftalmologistas para a rede pública de saúde.

Indicação – Reforma total da passarela do viaduto José Domingos e do guarda-corpo no lado oposto, na Avenida Senador Montandon.

Indicação – Estudo para recapeamento na Rua Edmundo Rodrigues da Silva, no Bairro Leblon.

Moção de Congratulações – A Comissão de Pastores de Araxá, pela realização da 4ª Marcha Para Jesus.

José dos Reis de Paula

Assim como outros Parlamentares, o Vereador Zezinho comentou a necessidade de se debater a situação das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Pão de Açúcar 4, que estão sendo invadidas. Ele demonstrou seu apoio à solicitação do Vereador Luiz Carlos para debater o tema em um Fórum Comunitário. Zezinho parabenizou a organização do evento “Marcha para Jesus”, que ocorreu em Araxá no dia 23 de setembro e lembrou a importância de eventos desta natureza, independente da religião.

Indicação – Estudo para recapeamento no trecho da Rua Percival Tavares de Oliveira, na altura do nº 25, no Residencial Vitória.

Indicação – Estudo para poste de iluminação pública, na Rua Percival Tavares de Oliveira, na altura do nº 25, no Residencial Vitória.

Indicação – Ao IPDSA, que verifique a responsabilidade e propriedade do terreno na Rua Percival Tavares de Oliveira, na altura do nº 25, no Residencial Vitória.

Indicação – Reposição da iluminação pública na Rua Maranhão, na altura do nº 132, no São Geraldo.

Indicação – Estudo para construção de redutor de velocidade na Rua Pará, na altura do nº 321, no São Geraldo, no entroncamento com a Rua Rio Grande do Sul, com colocação de faixa de pedestres.

José Valdez da Silva

Último a usar a tribuna, Ceará também comentou a falta de tratamento de esgoto por parte da COPASA. Ele lembrou que a Prefeitura deve acompanhar e fiscalizar os serviços prestados pela empresa e que, se estão ocorrendo problemas, o Executivo também precisa tomar providências.

Indicação – Sinalização adequada a redutores de velocidade nos entroncamentos da Rua Pará com as Ruas Claudovino Rosa e Ziza Montandon.

Indicação – Que a PMA formaliza ofício ao Ministro da Saúde, solicitando a inclusão da cidade da lista de beneficiários do Fundo nacional de Saúde, para destinação de ambulâncias, conforme orientação enviada.

Finalizando a Reunião Ordinária, Ceará comentou a falta de reposta de suas solicitações por parte de algumas Secretarias. Ele lembrou diversas ruas que estão precisando de recapeamento, principalmente nos Bairros Boa Vista e São Domingos.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…