Categorias: Política

Fórum Comunitário debate a implantação da Guarda Municipal

O plenário vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu um Fórum Comunitário que debateu a importância da implantação da guarda municipal em Araxá. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) e foi solicitado pela vereadora Maristela Dutra.

Além da vereadora solicitante, fizeram parte da mesa de honra as seguintes autoridades: Dr. Valter André Biscaro Salviano – Delegado regional de Polícia Civil, Mauro Chaves – Vice-prefeito Municipal, Pablo Campos de Siqueira – Sargento do Corpo de Bombeiros e Rita de Souza – representando a classe dos vigilantes.

A vereadora Maristela abriu o encontro comentando a importância da implantação da guarda municipal: “Com o devido treinamento e armamento condizentes com o cumprimento de suas atribuições, a guarda municipal pode exercer a proteção de escolas, do meio ambiente, do patrimônio público municipal, de outros agentes públicos, de pessoas em situação de rua e de espaços públicos”.

Os convidados foram unânimes em expressar apoio à implantação. O vice-prefeito Mauro Chaves destacou que o projeto de lei que criou a guarda municipal foi aprovado no ano de 2014. Ele lamentou o fato de a implantação não ter ocorrido até o momento, mas destacou que ocorreram avanços para que ela aconteça futuramente.

Dr. Valter apoia a inversão da pirâmide para que a guarda municipal seja a principal força e tenha plenos poderes, e com isso ocorra a redução dos crimes em todo o Brasil.

O juiz de direito e escritor Dr. Renato Zuppo gravou um vídeo para o evento. Ele também manifestou seu apoio à implantação da guarda municipal e deu exemplos de outras cidades em que essa força de segurança atua com eficiência.

Ao final do encontro, os vereadores e o público presente participaram com perguntas e comentários. Maristela lamentou a ausência do Prefeito Municipal e do Secretário de Segurança Urbana e Cidadania para responder perguntas relacionadas à convocação dos 153 aprovados no concurso público para os cargos de vigilantes (guardas patrimoniais) e com relação à situação dos 185 vigilantes contratados.

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…