Política

Fórum Comunitário debate o valor dos combustíveis em Araxá

O Plenário da Câmara Municipal de Araxá, recebeu nesta segunda – feira (10) um Fórum Comunitário para discutir os preços dos combustíveis praticados em Araxá. Participaram do evento representantes da defensoria pública, Secretários Municipais, Sindicato Minaspetro, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA), distribuidoras de petróleo, proprietários de postos de combustíveis, população e imprensa. O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), conduziu o evento e aproveitou a oportunidade para lembrar que os Fóruns são uma oportunidade para que os vereadores possam requerer debates sobre assuntos de relevância para a população.

O vereador solicitante do Fórum, Luiz Carlos Bittencourt (PTN), agradeceu a presença expressiva de proprietários de postos e destacou que o encontro é uma oportunidade de esclarecer o assunto que gera inúmeros questionamentos da população que frequentemente solicita explicações sobre a diferença de preços dos combustíveis praticados em Araxá e cidades vizinhas. Ele apresentou uma comparação entre os valores praticados em Uberaba, Uberlândia e Araxá.

Segundo a advogada do Sindicato Minaspetro, Mariana Cerizze, é comum a diferença de preços entre cidades vizinhas. Ela citou alguns fatores que podem interferir nos preços praticados em cada município, como quantidade de veículos, número de postos sem bandeira e renda per capita. Ela citou exemplos de cidades em que a queda extrema dos preços, devido à concorrência, causou o fechamento de diversos postos.

Ivan Biondi, proprietário dos postos Petrobull, lembrou que o mercado de combustíveis em Araxá já foi alvo de investigações, não sendo considerado um mercado carterizado, embora exista um paralelismo de preços. Ivan citou dados para mostrar a atual situação do setor em Araxá, que possui hoje 30 postos de combustíveis, sendo que em um período de 3 anos, três fecharam e 12 trocaram de operador ou proprietário.

Alessandro Martins, representante da Cia de Petróleo Zema, lembrou que a empresa pratica os mesmos preços em diferentes cidades e que apenas o valor do frete é diferente. Ele alertou que os impostos representam 70% do valor da gasolina.

José Freud é proprietário de postos da Rede Alpa e apontou fatores que justificam a diferença de valores praticados em Araxá como: baixo volume de vendas devido ao reduzido número de veículos por posto, boa qualidade do combustível vendido, elevado número de funcionários por posto, inadimplência e alto índice de vendas a prazo.

O Delegado de Polícia Civil, Cristiano Dib parabenizou o legislativo pela iniciativa de discutir o assunto em uma sociedade que precisa de mais debates. Ele esteve presente para coletar informações e conhecer a realidade do seguimento em Araxá.

Os Vereadores Edinho Souza (PTB), Fárley Pereira de Aquino (DEM), José dos Reis de Paula (Zezinho-PT) e Robson Magela (PRB) foram signatários do evento. Como vereador solicitante do Fórum, Luiz Carlos, finalizou o evento agradecendo a presença dos vereadores, imprensa, comunidade e empresários que se dispuseram a prestar esclarecimentos à população, ele também lamentou a ausência de algumas distribuidoras de combustíveis.

Ver comentários

  • O Fórum em discussão nao é competência do ldgislativo municipal. A prática abusiva de precos de combustíveis é o retrato do CARTEL que ai está. Preços de combustíveis quem regulamenta é a ANP e o Governo Federal. Ao invés de ficarem ocupando tempo com assuntos irresoolúvel, deveriam serem mais objetivos com propostas pertinentes para o bem comum da sociedade
    Acorda Araxa (...)

  • Afinal não mudou nada e nem mudará! Uma vergonha... Muito bla bla bla... se fosse um negócio ruim não teria 30 postos em Araxa.

    Não há justificativa para esses preços exorbitantes!

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…