Categorias: Cultura

Fundação Acia realiza cursos de teatro em Araxá

Da Redação – A Fundação Cultura Araxá está realizando cursos e oficinas gratuitos de teatro. Atualmente são nove núcleos com alunos a partir de 8 anos indo até a terceira idade. Integram o projeto as escolas estaduais Luiza de Oliveira Faria, Coronel José Adolfo, Padre Anacleto Giraldi, além do Sesc.

Araxá também conta com o Barracão da Arte, um espaço disponibilizado pela Fundação Acia para abrigar os cursos e oficinas de teatro. O local é frequentado por mais de 100 alunos divididos nas turmas infantil, juvenil, adulto e avançada. Um dos destaques do Barracão da Arte é o ator e diretor Cristiano Peixoto, professor do Palácio das Artes que vem mensalmente de Belo Horizonte para ministrar o curso de profissionalização do teatro para o grupo avançado.

Os alunos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria participam do projeto há um ano e deste agosto de 2011 frequentam as aulas de teatro oferecidas pela Fundação Cultural Acia. A diretora da escola, professora Renata de Castro Machado, diz que as aulas de teatro representam um diferencial para os alunos que começam a enxergar novos horizontes.

“Eu sempre achei que aqui na escola precisávamos ter algumas atividades diversificadas para servir de incentivo para os alunos e o teatro surgiu de forma perfeita. A iniciativa da Fundação está aumentando a autoestima das crianças e dando uma nova perspectiva de vida e de futuro para elas”, diz Renata.

A diretora afirma que as aulas de teatro estão refletindo no comportamento e no rendimento escolar dos alunos. “Eles estão mais desinibidos e, portanto, estão participando mais das atividades propostas em sala de aula. Eles estão demonstrando mais interesse pelos conteúdos e as notas melhoraram também, sem dizer do comportamento. Os nossos alunos já apresentaram uma peça teatral no FestNatal Acia 2011 e também este ano encenaram o Casamento Caipira na nossa escola durante a Festa Junina. A parceria com a Fundação é muito boa e vale a pena participar”, conclui Renata.

O monitor Fernando Pacheco dos Santos diz que tem sido muito gratificante desenvolver este trabalho com as crianças. Segundo ele, a faixa etária dos alunos é de 11 a 14 anos e o crescimento de todas elas tem sido muito grande.

“Nós desenvolvemos com as crianças diversos exercícios de iniciação teatral com trabalhos voltados para a concentração, a socialização, a leitura e a parte física. Num segundo momento focamos em exercícios mais específicos de técnicas teatrais para a montagem de espetáculo”, explica Fernando.

A monitora Dayane Cristina de Freitas revela que todos os alunos têm uma excelente aceitação de todas as atividades propostas durante o curso. “O interesse das crianças pelo teatro tem se mostrado muito grande. A vontade de fazer os exercícios e as atividades também é crescente. Muitas destas crianças nunca tinham visto uma peça teatral e agora estão encantadas depois que trouxemos alguns espetáculos gravados e peças da cidade para elas assistirem”, revela Dayane.

A aluna Ana Beatriz Rosa de Oliveira, 14 anos, diz que participa das aulas de teatro desde o ano passado. “Estou gostando muito porque tenho deixado a minha timidez de lado.” O aluno Pedro Lucas Pinheiro da Silva, 12 anos, afirma que tem achado muito interessante as aulas de teatro. “O que mais gosto é de poder me apresentar em público. Adorei participar da encenação do Casamento Caipira na Festa Junina da minha escola em que representei o filho do noivo.”

Oficinas

– Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, 15 alunos, monitores Dayane Cristina e Fernando

Pacheco.

– Escola Estadual Coronel José Adolfo, 13 alunos, monitores Jeicinely Maike Gomes e Wellington Carlos.

– Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi, em implantação.

– SESC, 8 alunos, monitores Fernando Pacheco e Dayane Cristina.

– Barracão da Arte, turma infantil, 36 alunos, monitores Josceleno, Dayane, Pacheco,Wellington, Jeicinely e César.

– Barracão da Arte, turma juvenil, 28 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma adulto, 25 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, professor Cristiano Peixoto do Palácio das Artes/BH.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…