Super banner
Super banner

Fundação Acia realiza cursos de teatro em Araxá

Fundação Acia realiza cursos de teatro em Araxá

Cursos da Fundação Acia / Fotos: Divulgação

Da Redação – A Fundação Cultura Araxá está realizando cursos e oficinas gratuitos de teatro. Atualmente são nove núcleos com alunos a partir de 8 anos indo até a terceira idade. Integram o projeto as escolas estaduais Luiza de Oliveira Faria, Coronel José Adolfo, Padre Anacleto Giraldi, além do Sesc.

Araxá também conta com o Barracão da Arte, um espaço disponibilizado pela Fundação Acia para abrigar os cursos e oficinas de teatro. O local é frequentado por mais de 100 alunos divididos nas turmas infantil, juvenil, adulto e avançada. Um dos destaques do Barracão da Arte é o ator e diretor Cristiano Peixoto, professor do Palácio das Artes que vem mensalmente de Belo Horizonte para ministrar o curso de profissionalização do teatro para o grupo avançado.

Os alunos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria participam do projeto há um ano e deste agosto de 2011 frequentam as aulas de teatro oferecidas pela Fundação Cultural Acia. A diretora da escola, professora Renata de Castro Machado, diz que as aulas de teatro representam um diferencial para os alunos que começam a enxergar novos horizontes.

“Eu sempre achei que aqui na escola precisávamos ter algumas atividades diversificadas para servir de incentivo para os alunos e o teatro surgiu de forma perfeita. A iniciativa da Fundação está aumentando a autoestima das crianças e dando uma nova perspectiva de vida e de futuro para elas”, diz Renata.

A diretora afirma que as aulas de teatro estão refletindo no comportamento e no rendimento escolar dos alunos. “Eles estão mais desinibidos e, portanto, estão participando mais das atividades propostas em sala de aula. Eles estão demonstrando mais interesse pelos conteúdos e as notas melhoraram também, sem dizer do comportamento. Os nossos alunos já apresentaram uma peça teatral no FestNatal Acia 2011 e também este ano encenaram o Casamento Caipira na nossa escola durante a Festa Junina. A parceria com a Fundação é muito boa e vale a pena participar”, conclui Renata.

O monitor Fernando Pacheco dos Santos diz que tem sido muito gratificante desenvolver este trabalho com as crianças. Segundo ele, a faixa etária dos alunos é de 11 a 14 anos e o crescimento de todas elas tem sido muito grande.

“Nós desenvolvemos com as crianças diversos exercícios de iniciação teatral com trabalhos voltados para a concentração, a socialização, a leitura e a parte física. Num segundo momento focamos em exercícios mais específicos de técnicas teatrais para a montagem de espetáculo”, explica Fernando.

A monitora Dayane Cristina de Freitas revela que todos os alunos têm uma excelente aceitação de todas as atividades propostas durante o curso. “O interesse das crianças pelo teatro tem se mostrado muito grande. A vontade de fazer os exercícios e as atividades também é crescente. Muitas destas crianças nunca tinham visto uma peça teatral e agora estão encantadas depois que trouxemos alguns espetáculos gravados e peças da cidade para elas assistirem”, revela Dayane.

A aluna Ana Beatriz Rosa de Oliveira, 14 anos, diz que participa das aulas de teatro desde o ano passado. “Estou gostando muito porque tenho deixado a minha timidez de lado.” O aluno Pedro Lucas Pinheiro da Silva, 12 anos, afirma que tem achado muito interessante as aulas de teatro. “O que mais gosto é de poder me apresentar em público. Adorei participar da encenação do Casamento Caipira na Festa Junina da minha escola em que representei o filho do noivo.”

Oficinas

– Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, 15 alunos, monitores Dayane Cristina e Fernando

Pacheco.

– Escola Estadual Coronel José Adolfo, 13 alunos, monitores Jeicinely Maike Gomes e Wellington Carlos.

– Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi, em implantação.

– SESC, 8 alunos, monitores Fernando Pacheco e Dayane Cristina.

– Barracão da Arte, turma infantil, 36 alunos, monitores Josceleno, Dayane, Pacheco,Wellington, Jeicinely e César.

– Barracão da Arte, turma juvenil, 28 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma adulto, 25 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, monitor Josceleno.

– Barracão da Arte, turma avançada, 15 alunos, professor Cristiano Peixoto do Palácio das Artes/BH.

Notícias relacionadas