Categorias: Esportes

Futebol mineiro faz temporada de altos e baixos com América, Atlético e Cruzeiro

O futebol mineiro não está em alta no cenário nacional, mesmo com Atlético e Cruzeiro. Apesar de um ou outro resultado positivo, os dois times parecem longe na disputa dos principais campeonatos. No Brasileirão, o Galo até conseguiu engatar uma boa sequência em julho e agosto para alcançar uma vaga no G6, mas a Raposa luta para escapar da parte de baixo da tabela. Já o América, que disputa a Série B, parece que vai lutar contra o rebaixamento até o final da temporada.

No início do ano, a expectativa com os dois maiores times de Minas Gerais era alta. Ambos conseguiram classificação para a Copa Libertadores, em 2018, e apareciam com boas chances na disputa. Porém, o sonho de nenhuma das equipes foi muito longe. O Atlético foi eliminado ainda na fase de grupos, após ficar na terceira colocação, e viu as duas vagas ficarem com Nacional e Cerro Porteño. 

Já o Cruzeiro conseguiu chegar até as oitavas de final, depois de fazer uma campanha quase que perfeita no Grupo B. Foram 15 pontos conquistados em 18 possíveis, ou seja, cinco vitórias e apenas uma derrota. No entanto, o adversário seguinte foi o River Plate. Após dois empates sem gols, a Raposa acabou eliminada nos pênaltis. Uma queda que acabou gerando uma crise dentro do clube.

Algumas semanas depois da eliminação, o treinador Mano Menezes acabou demitido. Ele não conseguiu recuperar o Cruzeiro no Brasileirão e foi dispensado na 17ª posição, com um aproveitamento de apenas 26,2%. As dicas de apostas para hoje mostram que as chances da Raposa disputar o título praticamente sumiram, e estão bem menores que a do rival. O Atlético terminou a 14ª rodada na quarta posição, com 27 pontos conquistados.

Problemas na Segundona

Enquanto Atlético e Cruzeiro buscam alguma estabilidade na elite do futebol nacional, o América sofre para se manter na Série B. Até o início de agosto, o Coelho acumulou resultados ruins e afundou na parte de baixo da tabela. Foram apenas três vitórias, cinco empates e sete derrotas na metade do primeiro turno. Um aproveitamento de 31,1% e que deixa os torcedores preocupados com o futuro.

A esperança é que ainda faltam mais de quatro meses para o final da temporada, ou seja, existe tempo de uma recuperação. O sonho de retornar para a Série A, após a péssima campanha de 2018, já se transformou em algo impossível. O clube precisa focar na manutenção do time, para que o futebol mineiro não perca o único representante que possui na tabela de acesso para a elite do Campeonato Brasileiro.

É preciso também ficar atento com Atlético e Cruzeiro, que perderam o protagonismo que tinham no passado. O Galo ainda sonha com a Sul-Americana, apesar de não dar muita importância para o torneio. A Raposa terá Rogério Ceni como treinador, uma aposta que pode render muitas análises nos próximos meses, já que o ex-goleiro ainda está iniciando a carreira como treinador de uma grande equipe. Ele, inclusive, recusou uma proposta do Galo em abril, quando a equipe passava por dificuldades.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…