Categorias: Cidade

Galpões da coleta seletiva são interditados após Prefeitura não cumprir determinação judicial



O juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Araxá, Dr. Rodrigo da Fonseca Caríssimo, determinou nesta semana, por meio de decisão liminar, a interdição dos três galpões localizados no Distrito Industrial que são utilizados por duas associações e uma cooperativa que trabalham com materiais recicláveis. Esses galpões recebem todo o lixo reciclável que é recolhido na cidade. A proprietária dos galpões interditados pela Justiça é a Prefeitura de Araxá. Consta na decisão do Dr. Caríssimo que em novembro de 2019 foi determinado um prazo máximo de 60 dias para o município obter o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com a emissão do documento que atestaria a regularidade das edificações.

Em uma audiência de conciliação realizada em dezembro do ano passado, o juiz atendeu a um requerimento da Prefeitura, suspendeu a liminar e expediu um ofício ao Corpo de Bombeiros para que fosse providenciado o laudo de inspeção dos galpões, apontando as irregularidades e as adequações que se faziam necessárias para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é o certificado que atesta se a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação vigente. Os bombeiros assim fizeram e a Prefeitura tomou conhecimento do laudo no início de março deste ano, sendo que em 60 dias deveria tomar as providências necessárias para a emissão do AVCB dos galpões. Como se passaram seis meses e nada foi feito, o Dr. Caríssimo concedeu a liminar interditando as três edificações.

Essas interdições são preocupantes, pois afetam diretamente a vida das famílias que tiram o seu sustento do trabalho que realizam nos galpões da reciclagem. Além disso, a coleta do lixo reciclável fica comprometida em Araxá, pois sem local apropriado para levar o material não tem como recolhê-lo. A Justiça somente cumpriu o que está na lei. O juiz não é o culpado. Cabe agora ao município realizar as adequações necessárias e elaborar o PSCIP para que seja emitido o mais breve possível o AVCB. E até que isso seja feito, a Prefeitura precisa encontrar uma alternativa para a continuidade dos trabalhos da coleta seletiva em nossa cidade.

Outra edificação que enfrenta problemas é o Centro Comercial Domingos Zema, localizado no calçadão da rua Presidente Olegário Maciel. O mesmo juiz Dr. Rodrigo Caríssimo concedeu na semana passada, em decisão liminar, o prazo de 60 dias, a contar da publicação da sentença, para que o Centro Comercial realize as intervenções necessárias à integral eliminação do risco de incêndio e pânico na edificação. O prédio ainda não possui o AVCB, mesmo com o inquérito civil público sobre esta situação irregular tendo sido instaurado pelo Ministério Público há sete anos. O Centro Comercial já elaborou o PSCIP, que está aguardando a análise do Corpo de Bombeiros para ser aprovado. Caso não consiga o AVCB até o prazo estipulado pela Justiça, o Centro Comercial receberá multa diária e, assim como os galpões da reciclagem, poderá ser interditado.

Germano Afonso

Coluna #ProntoFalei – Correio de Araxá

Ver comentários

  • Reciclagem muito mal administrada sem equipamento paga funcionários mal desvalorizado tem que dá curso esse povo

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…