Categorias: Minas

Governo amplia atendimento virtual da Secretaria da Fazenda

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) coloca à disposição dos cidadãos e empresas um novo Catálogo de Serviços. A ferramenta, que contempla os mais de 130 serviços disponibilizados pela pasta, pode ser acessada pelo endereço eletrônico fazenda.mg.gov.br/servicos. A navegação é intuitiva e apresenta ao usuário as opções Cidadãos, Empresas, Produtor Rural e Outros Contribuintes.

Além das orientações e manuais sobre como fazer a solicitação, o cidadão/contribuinte encontrará no Catálogo de Serviços link direto para a prestação do serviço desejado e informações sobre o canal de dúvidas mais adequado em cada caso.

Uma outra novidade do atendimento é o “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”. Este canal de atendimento digital concentra especialistas aptos a responder dúvidas a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo.

Acesso fácil

O diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF), Renato Delucca, diz que o objetivo do novo Catálogo de Serviços é tornar mais claro e rápido o atendimento, de forma que todos possam encontrar soluções junto à SEF/MG sem a necessidade de se deslocar até uma unidade fazendária para atendimento presencial.

Ele lembra que essa migração para o atendimento virtual se tornou fundamental em função da pandemia da covid-19. Mas reforça que sua implantação já era meta da secretaria antes mesmo do isolamento social imposto pela doença.

“Cidadãos e empresas interagem cada vez mais no mundo virtual e, pensando nessa necessidade iminente de transformação digital, que a Secretaria de Fazenda tem implementado diversas iniciativas focadas na simplificação, digitalização e automação de serviços. Esse conjunto de iniciativas busca ampliar o acesso aos serviços prestados no âmbito digital, diminuindo a burocracia, melhorando os prazos e reduzindo o alto custo envolvido no atendimento presencial”, observa Delucca.

Coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SAIF, Mariana Godinho afirma que a SEF/MG vem trabalhando para melhorar a disponibilidade de serviços de forma virtual.

“Nossa página de serviços é atualizada continuamente e envolve diversas áreas nessas mais de 130 opções disponíveis. A secretaria está empenhada realmente em propor soluções para um atendimento cada vez mais célere, confortável e dinâmico para cidadãos e contribuintes”, destaca.

“Fale com a AF – IPVA e TRLAV”

O “Fale com a AF – IPVA e TRLAV” representa mais uma etapa na ampliação da disponibilidade de serviços on-line pela Secretaria de Fazenda. A equipe do novo canal é formada por 26 servidores e um grupo de apoio de especialistas. Todos os municípios mineiros contam com a prestação de serviço de forma especializada, facilitada e ágil.

Atendimento SEF

Todos os canais de serviços digitais da Secretaria de Fazenda podem ser acessados pela aba Atendimento, no site da instituição. As opções são:

•          Catálogo de Serviços

•          Siare (Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual)

•          Fale com a AF

•          Fale Conosco

•          155 – LigMinas

•          Fale com o Tesouro

•          Clique Denúncia

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…