Categorias: Meio Ambiente

I Simpósio Nacional das Águas e o Futuro do Setor Industrial

Discutir os desafios da indústria em relação à escassez de recursos naturais, insumo primordial no processo de produção, foi uma das principais discussões do I Simpósio Nacional das Águas e o Futuro do Setor Industrial, que aconteceu na semana passada, em Uberaba.

O diretor de Operação Sudoeste da Copasa, Paulo Fernando Rodrigues Lopes, na abertura do evento falou da atuação da Copasa e dos desafios para melhorar o atendimento às cidades onde atua. “Estamos presentes em 626 cidades mineiras com abastecimento de água e 283 com tratamento de esgoto. Esse encontro é uma oportunidade única de discutir os desafios que estamos enfrentando”, comentou.

Durante o encontro, a presidente da Associação Brasileira de Saneamento Ambiental (Abes), e também empregada da Copasa, Célia Renno, após fazer a palestra com o tema “Abes – Saneamento e Futuro”, expôs o panorama geral do saneamento no Brasil e do uso da água, preservação, tratamento de esgoto e os desafios para a universalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. “Cada litro de esgoto não tratado polui 100 litros de água. Saneamento básico significa preservar e proporcionar mais saúde para a população”, afirmou Célia Rennó.

O superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Eugênio Álvares de Silva e Lima, na ocasião, falou sobre o atendimento à Indústria e dos benefícios do tratamento de esgoto, bem como do valor agregado para o desenvolvimento social. Além disso, explicou sobre o Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos (Precend), gerenciado pela Copasa. Segundo ele, o programa possibilita aos empresários repassar à Companhia a responsabilidade pela destinação correta dos esgotos gerados nos processos produtivos industriais e na prestação de serviços.

Além do saneamento outros temas importantes foram abordados como: os fenômenos meteorológicos e a oferta de água no sudeste brasileiro; o Programa Produtor de Águas – um modelo ambiental coerente para se atingir a sustentabilidade, pelo secretario de Meio Ambiente e Turismo, Gustavo Ribeiro Mendes; o cenário nacional do uso da água como fator de produção e sustentabilidade, pelo gerente de Meio Ambiente do Sistema Fiemg, Deivd L. de Oliveira; e, o suprimento de água para a indústria: desa?os de Uberaba, pelo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), Luiz Guaritá Neto, também foram abordados durante o simpósio.

O evento foi uma iniciativa do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Ciagra), em parceria com a Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), que também contou com a presença, entre outras autoridades, do prefeito de Uberaba, Paulo Piau e do presidente do Ciagra, Nagib Facury.

Ascom/Copasa

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…