Categorias: Educação

Inscrições abertas para a pós em Tec. de Informação e Comunicação no Ensino Básico

Estão abertas as inscrições para a especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico (Ticeb), oferecida na modalidade a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como público-alvo professores das redes públicas de ensino. Os interessados têm até o dia 17 de outubro para se candidatar a uma das 175 vagas disponibilizadas realizando a inscrição online no site www.cead.ufjf.br. São 25 vagas para cada um dos seguintes polos: Araxá, Barroso, Ipatinga, Lagoa Santa, Lavras e Tiradentes, todos em Minas Gerais, e Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Podem se candidatar interessados de outras cidades, desde que tenham disponibilidade para realizar as atividades presenciais no polo escolhido.

Segundo o coordenadorgeral do Centro de Educação a Distância da UFJF e coordenador do Ticeb, José Aravena, a pós-graduação tem como objetivo desenvolver as competências dos professores para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas suas atividades dentro da escola. “Entendemos que o desenvolvimento dessas competências passa por compreender o funcionamento das tecnologias e as problemáticas do seu uso na perspectiva do trabalho do professor, o que envolve planejamento, trabalho em equipe, formas metodológicas e estratégias didáticas”, expõe Aravena.

Ainda de acordo com o coordenador, também é necessário se atentar aos desdobramentos que o uso dos novos recursos podem ter dentro da escola, com a possibilidade de uma nova forma de educação que leve em consideração o cenário contemporâneo. “Além de fazer projetos de intervenção, é necessário avaliar os impactos em médio e longo prazos. Estamos vivendo uma etapa em que as tecnologias digitais têm permeado todas as atividades do nosso dia a dia. Os jovens estão completamente absorvidos por essa nova perspectiva do mundo moderno e a necessidade que temos em relação aos professores é que eles saibam dialogar neste contexto atual”, argumenta.

O processo seletivo da especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico se dará por análise curricular, segundo critérios de pontuação estabelecidos no edital. Após a realização da inscrição online, os candidatos deverão efetivá-la. Para isso, o interessado deverá comparecer ao polo escolhido e entregar a documentação exigida no edital. Outra opção é nomear um procurador (procuração simples) para levar os documentos. O resultado final será divulgado no dia 14 de novembro de 2013, a partir das 17h, no site www.cead.ufjf.br.

Link do edital: http://www.cead.ufjf.br/media/editais/2013/edital_028_2013_ticeb_2.pdf

Link para a inscrição online: http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…