Super banner
Super banner

Inscrições abertas para a pós em Tec. de Informação e Comunicação no Ensino Básico

Inscrições abertas para a pós em Tec. de Informação e Comunicação no Ensino Básico

Centro de Educação a Distância da UFJF

Estão abertas as inscrições para a especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico (Ticeb), oferecida na modalidade a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como público-alvo professores das redes públicas de ensino. Os interessados têm até o dia 17 de outubro para se candidatar a uma das 175 vagas disponibilizadas realizando a inscrição online no site www.cead.ufjf.br. São 25 vagas para cada um dos seguintes polos: Araxá, Barroso, Ipatinga, Lagoa Santa, Lavras e Tiradentes, todos em Minas Gerais, e Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Podem se candidatar interessados de outras cidades, desde que tenham disponibilidade para realizar as atividades presenciais no polo escolhido.

Segundo o coordenadorgeral do Centro de Educação a Distância da UFJF e coordenador do Ticeb, José Aravena, a pós-graduação tem como objetivo desenvolver as competências dos professores para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas suas atividades dentro da escola. “Entendemos que o desenvolvimento dessas competências passa por compreender o funcionamento das tecnologias e as problemáticas do seu uso na perspectiva do trabalho do professor, o que envolve planejamento, trabalho em equipe, formas metodológicas e estratégias didáticas”, expõe Aravena.

Ainda de acordo com o coordenador, também é necessário se atentar aos desdobramentos que o uso dos novos recursos podem ter dentro da escola, com a possibilidade de uma nova forma de educação que leve em consideração o cenário contemporâneo. “Além de fazer projetos de intervenção, é necessário avaliar os impactos em médio e longo prazos. Estamos vivendo uma etapa em que as tecnologias digitais têm permeado todas as atividades do nosso dia a dia. Os jovens estão completamente absorvidos por essa nova perspectiva do mundo moderno e a necessidade que temos em relação aos professores é que eles saibam dialogar neste contexto atual”, argumenta.

O processo seletivo da especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico se dará por análise curricular, segundo critérios de pontuação estabelecidos no edital. Após a realização da inscrição online, os candidatos deverão efetivá-la. Para isso, o interessado deverá comparecer ao polo escolhido e entregar a documentação exigida no edital. Outra opção é nomear um procurador (procuração simples) para levar os documentos. O resultado final será divulgado no dia 14 de novembro de 2013, a partir das 17h, no site www.cead.ufjf.br.

Link do edital: http://www.cead.ufjf.br/media/editais/2013/edital_028_2013_ticeb_2.pdf

Link para a inscrição online: http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul

Notícias relacionadas