Cidade

IPDSA e Codema vistoriam loteamentos em Araxá

Áreas verdes de loteamentos em Araxá foram vistoriadas, na quarta-feira (16), pela Divisão de Meio Ambiente do Instituto de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

A verificação é feita quando os empreendedores solicitam licenças ambientais junto à Administração Municipal. Os loteamento visitados ficam nos bairros Jardim Europa 1, 4 e 5, Dona Adélia 3 e Vila das Artes. O trabalho foi feito em parceria com representantes da Emater, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Reserva Ecocerrado Brasil.

O biólogo e educador ambiental do IPDSA, Rodrigo Machado Ribeiro, acompanhado pela engenheira ambiental Letícia Gracielle de Morais Ceccato, explica que a equipe visita o local e verifica o cumprimento das condicionantes. “Esse trabalho é feito pelo IPDSA, que emite um parecer técnico e por conselheiros do Codema, já que o conselho é quem fornece a deliberação final das condicionantes da licença ambiental”.

Rodrigo informa que normalmente as condicionantes a serem cumpridas são cercamento de área verde com alambrado e recuperação de trecho onde devem ser plantadas novas árvores.

Em alguns empreendimentos encontram erosões, cobertura vegetal degrada com presença só de braquiária e gramíneas, sem árvores. Cada loteamento tem uma realidade, por isso o trabalho em campo é importante.

“A medida que o conselho delibera sobre as condicionantes atendidas para que seja emitida uma nova licença no processo de renovação, são estabelecidos prazos e critérios. Uma nova vistoria é feita para ver se as condicionantes foram atendidas e avaliar se a licença será renovada ou revogada.”

A conselheira Valéria Conde, representante da Reserva Ecocerrado Brasil, conta que a avaliação é bem generalizada para todos os empreendedores e são raros os que cumprem as condicionantes deliberadas pelo Codema.

Assim que é liberada a implantação do projeto, os trabalhos na área verde precisam ser iniciados. O investimento tem que ser feito no início do empreendimento porque o plantio de novas árvores implica em vários fatores.

“As áreas verdes são importantes para o abrigo da fauna e conservação da flora, melhoria do microclima, retenção de água em áreas permeáveis, questões de impacto muito positivo no funcionamento da cidade evitando enchentes, absorvendo a poluição.”

Após as vistorias e apresentação do relatório, os conselheiros avaliam se vão conceder a renovação da licença, se vão pedir alguma condicionante nova e se vão retirar alguma exigência que já foi atendida. A avaliação será apresentada na próxima reunião do Codema, prevista para o dia 13 de fevereiro.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…