Super banner
Super banner

IPDSA e Codema vistoriam loteamentos em Araxá

IPDSA e Codema vistoriam loteamentos em Araxá

Áreas verdes de loteamentos em Araxá foram vistoriadas, na quarta-feira (16), pela Divisão de Meio Ambiente do Instituto de Planejamento de Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

A verificação é feita quando os empreendedores solicitam licenças ambientais junto à Administração Municipal. Os loteamento visitados ficam nos bairros Jardim Europa 1, 4 e 5, Dona Adélia 3 e Vila das Artes. O trabalho foi feito em parceria com representantes da Emater, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Reserva Ecocerrado Brasil.

O biólogo e educador ambiental do IPDSA, Rodrigo Machado Ribeiro, acompanhado pela engenheira ambiental Letícia Gracielle de Morais Ceccato, explica que a equipe visita o local e verifica o cumprimento das condicionantes. “Esse trabalho é feito pelo IPDSA, que emite um parecer técnico e por conselheiros do Codema, já que o conselho é quem fornece a deliberação final das condicionantes da licença ambiental”.

Rodrigo informa que normalmente as condicionantes a serem cumpridas são cercamento de área verde com alambrado e recuperação de trecho onde devem ser plantadas novas árvores.

Em alguns empreendimentos encontram erosões, cobertura vegetal degrada com presença só de braquiária e gramíneas, sem árvores. Cada loteamento tem uma realidade, por isso o trabalho em campo é importante.

“A medida que o conselho delibera sobre as condicionantes atendidas para que seja emitida uma nova licença no processo de renovação, são estabelecidos prazos e critérios. Uma nova vistoria é feita para ver se as condicionantes foram atendidas e avaliar se a licença será renovada ou revogada.”

A conselheira Valéria Conde, representante da Reserva Ecocerrado Brasil, conta que a avaliação é bem generalizada para todos os empreendedores e são raros os que cumprem as condicionantes deliberadas pelo Codema.

Assim que é liberada a implantação do projeto, os trabalhos na área verde precisam ser iniciados. O investimento tem que ser feito no início do empreendimento porque o plantio de novas árvores implica em vários fatores.

“As áreas verdes são importantes para o abrigo da fauna e conservação da flora, melhoria do microclima, retenção de água em áreas permeáveis, questões de impacto muito positivo no funcionamento da cidade evitando enchentes, absorvendo a poluição.”

Após as vistorias e apresentação do relatório, os conselheiros avaliam se vão conceder a renovação da licença, se vão pedir alguma condicionante nova e se vão retirar alguma exigência que já foi atendida. A avaliação será apresentada na próxima reunião do Codema, prevista para o dia 13 de fevereiro.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x