Categorias: Cidade

IPDSA informa que painéis eletrônicos estão irregulares

Da Redação/Caio Aureliano – Os painéis eletrônicos que estão no cruzamento da Avenida Senador Montandon com a Rua Presidente Olegário Maciel e na rotatória da Avenida Pedro de Paula Lemos não foram colocados com a autorização do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA).

Esta ação que repercutiu em reunião ordinária da Câmara Municipal com Sargento Amilton solicitando à Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran) a legalidade desses painéis em vias públicas chama a atenção de pedestres e motoristas principalmente a noite quando passam nesses locais por tamanha luminosidade.

De acordo com o chefe de Departamento do IPDSA, Alexsander Ribeiro, o instituto não recebeu nenhum pedido e nem de consulta para colocar esses painéis. “O IPDSA não fez nenhuma liberação em função de nós sabermos que não pode. Na Avenida Senador Montandon, a gente sabe que não pode haver esse tipo de painel lá e não foi feito nenhuma liberação lá. Parece-me que na Avenida Pedro de Paula Lemos também não houve nenhum pedido nesse sentido”, diz Alexsander.

“Normalmente a gente notifica os donos dos painéis, assim que identificamos os donos. Na verdade, a gente tenta seguir o que a legislação permite. Se não foi feita nenhuma consulta de fazer a instalação desses painéis. Caso não for retirado, o dono pode sofrer multa. Não é uma coisa corriqueira que acontece. Então, a gente não sabe o valor específico da multa, ela está prevista em legislação”, comenta o chefe de Departamento do IPDSA.

A lei

A assessora municipal de Trânsito e Transporte (Asttran), Viviani Antunes Gomes, esclarece o que a lei fala sobre a colocação desses painéis. “O Código (Brasileiro de Trânsito), artigo 81, ele coloca sobre a necessidade de se fazer uma variação sobre a instalação de dispositivo de publicidade nas vias públicas de tal forma que não se permita em locais onde possa haver comprometimento da segurança daquele local que é instalado”, ressalta a assessora.

Segundo Viviani, o painel eletrônico que fica próximo ao semáforo compromete a fluidez do trânsito. “Esse tipo de dispositivo utilizado como publicidade colocado na via pública chama muita atenção. Tem sido utilizado em várias cidades, mas particularmente, acho que compromete muito chamando a atenção para ele quando às vezes você não quer nem olhar”.

Viviani diz que os painéis eletrônicos devem ser colocados, talvez, em locais que não tivesse o fluxo de veículos. “Para haver uma comunicação com a pessoa no deslocamento a pé. Talvez no calçadão, por exemplo, seria um local que não tem a situação do local. Eu acho que os critérios para a implantação são fundamentais. Estabelecer esses critérios, essa distância, localização, dentre outros itens, mas precisamos definir, é de fundamental importância”, acrescenta.

Além desse artigo, o CBT coloca outros itens relacionados a colocação de painéis de publicidade em vias públicas. Confira:

Art. 82 – É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

Art. 83 – A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Art. 84 – O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado.

Art. 85 – Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

Art. 86 – Os locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coletivo deverão ter suas entradas e saídas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo CONTRAN.

Fonte: www.jusbrasil.com.br

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…