Categorias: Cultura

Jardins do Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá estão abertos para projetos culturais

O casarão de três andares situado na avenida Vereador João Sena, n° 98, no Centro de Araxá, tem estilo arquitetônico eclético. Seus jardins possuem mais de 140 árvores de nove espécies diferentes, além de um chafariz, bancos de concreto e canteiros, inspirados no projeto que o paisagista Roberto Burle Marx elaborou para o entorno do Grande Hotel do Barreiro.

A construção da década de 1950 abriga hoje o Museu Calmon Barreto e o Memorial de Araxá, um espaço que, além do rico acervo, está aberto para que artistas e cidadãos promovam eventos culturais.

Pensando em proporcionar mais experiências aos visitantes, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) desenvolve a proposta do ‘Museu Interativo’, com a utilização dos jardins do casarão para abrigar eventos como lançamentos de livros, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, cursos intensivos, exposições e demais projetos culturais.

“A intenção não é apenas que os visitantes conheçam as obras de arte e os objetos que estão dentro do museu, mas também que o espaço seja aproveitado para outras possibilidades. A ideia do ‘Museu Interativo’ é que o local se torne um Centro de Cultura, que desenvolva tanto a educação patrimonial quanto a possibilidade de utilização da área externa para envolver toda a comunidade e turistas”, destaca a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa.

Agendamentos

Para realizar o agendamento de eventos no Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá é necessário que o interessado procure a coordenação do local com até 15 dias de antecedência da data pretendida. Após a manifestação de interesse, o pedido é encaminhado para avaliação.

A cessão do espaço é gratuita e os proponentes poderão utilizar o jardim por até três horas, com o evento começando, no máximo, às 18h.

“Após a aprovação, toda a logística para a realização do evento, como recursos audiovisuais, de iluminação, mesas, cadeiras e demais itens necessários deverão ser providenciados pelo responsável”, explica a coordenadora Tatiana Ávila.

Durante o evento, é possível ainda que os presentes conheçam o acervo do local guiados pelos monitores.

O Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados das 9h às 15h; e domingos e feriados, das 8h às 12h. O telefone para contato é o (34) 9 9257-0982.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…