Categorias: Cidade

Jeová visita empresas de energia renovável e gestão em Valladolid

A missão internacional araxaense liderada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa teve como foco a energia renovável e a gestão através do geoprocessamento em visitas a várias empresas situadas no Parque Tecnológico Bociello, localizado na cidade Valladolid, na Junta de Castilla e Lèon, na Espanha.

A missão foi recebida na sede social da Cenit Solar, situada em um edifício energicamente sustentável através da produção de energia solar, térmica, fotovoltaica (placas de fotocélulas) e geotérmica (gerada no subsolo). Toda a energia produzida pela Cenit no parque é para o próprio consumo e, o excedente, utilizado por empresas do seu entorno. O objetivo da planta do edifício é a integração de energia para sistemas industriais, habitacionais e pequenas propriedades agrícolas. O sistema produz calor no inverno e frio no verão, visando além do conforto, a sustentabilidade econômica e ambiental. Esse objetivo é uma grande tendência no exterior e ainda está muito incipiente no Brasil. Com o sistema, é possível zerar as emissões de CO², obtendo o crédito de carbono.

A Cenit foi a primeira empresa visitada no decorrer do último dia 12, onde o prefeito apresentou a intenção de tornar o município um facilitador entre a empresa e possíveis parceiros para que possa investir no Brasil e, mais especificamente, em Araxá. Nesse caso, com a transferência de know-how através de projetos de eficiência energética, especialmente voltados para as energias solar e fotovoltaica. O grupo de Araxá, composto também pelos representantes do Cefet-MG, foram recebidos na Cenit pelo diretor Alfonso Calderón Veganzones que após reunião sobre a possibilidade de estabelecimento de Parceria Público Privada (PPP) para investimentos no Brasil, mostrou ao grupo o funcionamento de todos os sistemas dentro do edifício. Outro trabalho da Cenit apresentado ao grupo é a cobertura vegetal implantada sobre o edifício que, além da função térmica, contribui para a área verde do parque tecnológico.

É notável o interesse dos empresários visitados pela missão em prospectar o Brasil para futuros negócios e investimentos. Jeová explica que o papel da prefeitura é mais o de criar e mediar essas oportunidades, além de incentivar os projetos que considera viável com a doação de área no futuro parque tecnológico da cidade, dentre outros incentivos. Segundo ele, o parque a ser implantado está focado em três grandes áreas: mineração, turismo e agronegócio.

O projeto Cidade Tecnológica Internacional de Araxá já conta com vários possíveis parceiros, uns já assinaram protocolos de intenções como as universidades americanas e outros começam a estabelecer as bases da cooperação. Durante a missão, em frequentes reuniões promovidas pelo grupo, o objetivo inicial é estabelecer a agenda de trabalho para a criação da Fundação Citat e a urbanização da área onde será implantado o parque tecnológico.

Sobre Valladolid

A cidade Valladolid já foi a capital da Espanha nos séculos XVI e XVII, hoje possui cerca de 350 mil habitantes no perímetro urbano e mais 150 mil no rural. Está situada na região de Castilla de Leòn, a maior província da Espanha. Apesar da densidade alta de habitantes, quase meio milhão, apresenta elevada qualidade de vida e não possui vários problemas de cidades em franco crescimento, como de trânsito.

Está em construção a terceira maior estação de esqui espanhola em Valladoli que se apresenta como um destino turístico sustentável. O Parque Tecnológico de Bociello está situado a 20 quilômetros do Centro da cidade. Já a área para a implantação do parque de Araxá está mais próxima do Centro da cidade, a 8 quilômetros, às margens da BR 262, no sentido a Ibiá.

 

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…