Super banner
Super banner

Jeová visita empresas de energia renovável e gestão em Valladolid

Jeová visita empresas de energia renovável e gestão em Valladolid

Araxá China

A missão internacional araxaense liderada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa teve como foco a energia renovável e a gestão através do geoprocessamento em visitas a várias empresas situadas no Parque Tecnológico Bociello, localizado na cidade Valladolid, na Junta de Castilla e Lèon, na Espanha.

A missão foi recebida na sede social da Cenit Solar, situada em um edifício energicamente sustentável através da produção de energia solar, térmica, fotovoltaica (placas de fotocélulas) e geotérmica (gerada no subsolo). Toda a energia produzida pela Cenit no parque é para o próprio consumo e, o excedente, utilizado por empresas do seu entorno. O objetivo da planta do edifício é a integração de energia para sistemas industriais, habitacionais e pequenas propriedades agrícolas. O sistema produz calor no inverno e frio no verão, visando além do conforto, a sustentabilidade econômica e ambiental. Esse objetivo é uma grande tendência no exterior e ainda está muito incipiente no Brasil. Com o sistema, é possível zerar as emissões de CO², obtendo o crédito de carbono.

A Cenit foi a primeira empresa visitada no decorrer do último dia 12, onde o prefeito apresentou a intenção de tornar o município um facilitador entre a empresa e possíveis parceiros para que possa investir no Brasil e, mais especificamente, em Araxá. Nesse caso, com a transferência de know-how através de projetos de eficiência energética, especialmente voltados para as energias solar e fotovoltaica. O grupo de Araxá, composto também pelos representantes do Cefet-MG, foram recebidos na Cenit pelo diretor Alfonso Calderón Veganzones que após reunião sobre a possibilidade de estabelecimento de Parceria Público Privada (PPP) para investimentos no Brasil, mostrou ao grupo o funcionamento de todos os sistemas dentro do edifício. Outro trabalho da Cenit apresentado ao grupo é a cobertura vegetal implantada sobre o edifício que, além da função térmica, contribui para a área verde do parque tecnológico.

É notável o interesse dos empresários visitados pela missão em prospectar o Brasil para futuros negócios e investimentos. Jeová explica que o papel da prefeitura é mais o de criar e mediar essas oportunidades, além de incentivar os projetos que considera viável com a doação de área no futuro parque tecnológico da cidade, dentre outros incentivos. Segundo ele, o parque a ser implantado está focado em três grandes áreas: mineração, turismo e agronegócio.

O projeto Cidade Tecnológica Internacional de Araxá já conta com vários possíveis parceiros, uns já assinaram protocolos de intenções como as universidades americanas e outros começam a estabelecer as bases da cooperação. Durante a missão, em frequentes reuniões promovidas pelo grupo, o objetivo inicial é estabelecer a agenda de trabalho para a criação da Fundação Citat e a urbanização da área onde será implantado o parque tecnológico.

Sobre Valladolid

A cidade Valladolid já foi a capital da Espanha nos séculos XVI e XVII, hoje possui cerca de 350 mil habitantes no perímetro urbano e mais 150 mil no rural. Está situada na região de Castilla de Leòn, a maior província da Espanha. Apesar da densidade alta de habitantes, quase meio milhão, apresenta elevada qualidade de vida e não possui vários problemas de cidades em franco crescimento, como de trânsito.

Está em construção a terceira maior estação de esqui espanhola em Valladoli que se apresenta como um destino turístico sustentável. O Parque Tecnológico de Bociello está situado a 20 quilômetros do Centro da cidade. Já a área para a implantação do parque de Araxá está mais próxima do Centro da cidade, a 8 quilômetros, às margens da BR 262, no sentido a Ibiá.

 

 

Notícias relacionadas