Categorias: Política

Lídia Jordão anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Araxá

Da Redação/Isabella Lima – A vereadora Lídia Jordão anunciou nesta tarde (30) que é pré-candidata pelo Partido Progressista (PP) à Prefeitura de Araxá. Segunda mais votada no pleito ao Legislativo nas Eleições 2008, o nome de Lídia Jordão foi definido em uma recente reunião com o grupo de seu partido.

Além de vereadora, é advogada e professora de Ciências Políticas no curso de Direito do Uniaraxá. Lídia está no PP desde 2001, e nesse período exerceu os cargos de secretária municipal de Planejamento e Gestão e de Saúde durante os oitos anos do governo Antônio Leonardo, além de assumir outras pastas interinamente.

Apesar de ter seu nome lançado, ela pondera que o ex-prefeito e atual vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira, é o nome principal do partido.

Mas a experiência em duas secretarias, um mandato atuante na Câmara e importantes proposições de lei a credenciam para estar pronta ao pleito majoritário. Em entrevista ao Diário de Araxá, Lídia fala sobre sua pré-candidatura.

Diário de Araxá – Como foi a escolha do seu nome como pré-candidata à prefeitura de Araxá?

Lídia Jordão – Nós tivemos uma reunião no PP e chegamos à conclusão de que temos, além do Antônio Leonardo (ex-prefeito), o meu nome e o do Roberto (do Sindicato), presidente da Câmara, para se colocarem como pré-candidatos. Mas o Roberto tem interesse na reeleição, em continuar vereador, então meu nome é o nome do partido.

Diário de Araxá – Como você vê sua pré-candidatura lançada pelo mesmo partido que tem o nome do ex-prefeito Antônio Leonardo aclamado por lideranças políticas e parte da população?

Lídia Jordão – Ele desempenhou dois mandatos em Araxá e tem conduzido inúmeros projetos, além da vice-presidência da Codemig, então a prioridade é ele. Mas isso não inviabiliza, caso ele não seja, que eu esteja na condição de pré-candidata do meu partido. Eu vou participar das Eleições de 2012 como pré-candidata nas eleições majoritárias ou pré-candidata à reeleição (para vereadora). Não se ganha uma eleição individualmente. É através de um partido e da união com outros partidos. Nós temos essa abertura para poder discutir com os demais partidos, de colocar o meu nome para as eleições e buscar o apoio das lideranças maiores. De uma forma muito generosa, o Toninho nos autorizou a colocar o meu nome como opção. É generoso poder abrir essa perspectiva para que novos nomes venham buscar uma participação mais efetiva no processo eleitoral de Araxá, dá para pensar em renovação.

Diário de Araxá – Nas últimas eleições, Antônio Leonardo deixou para lançar seu apoio à candidatura de Bosco na última hora. Como o partido vê essa situação? É esperada uma definição mais cedo se ele realmente vai concorrer ou vão viabilizar de vez a sua candidatura?

Lídia Jordão – O fato de o meu nome estar sendo colocado com o aval do Toninho já abre a perspectiva de dizer que o PP vai participar das eleições para prefeito. Eu manifestei minha vontade e meu nome está sendo postulado. Caso ele não se candidate, meu nome é uma garantia que o ex-prefeito Toninho tenha alguém para apoiar.

Diário de AraxáO governador Antonio Anastasia provavelmente não apoiará nenhum candidato a prefeito em Araxá, uma vez que ele tem o apoio de grande parte dos partidos, além do prefeito Jeová e do ex Antônio Leonardo, que está no governo do Estado. Mas na situação do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, que é do PP, espera-se que ele tenha uma participação efetiva?

Lídia Jordão – Nós acreditamos que sim, porque ele sempre esteve conosco. Hoje é um momento em que se tem a mulher como referência na política, e é preciso que se trabalhe isso. Nossa presidente Dilma está dando mostra de que é possível que se tenha um maior número de mulheres candidatas, então é nesse sentido que eu acredito que ele participe.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…