Super banner
Super banner

Lídia Jordão anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Araxá

Lídia Jordão anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Araxá

Lídia Jordão, pré-candidata a prefeita de Araxá pelo PP - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Isabella Lima – A vereadora Lídia Jordão anunciou nesta tarde (30) que é pré-candidata pelo Partido Progressista (PP) à Prefeitura de Araxá. Segunda mais votada no pleito ao Legislativo nas Eleições 2008, o nome de Lídia Jordão foi definido em uma recente reunião com o grupo de seu partido.

Além de vereadora, é advogada e professora de Ciências Políticas no curso de Direito do Uniaraxá. Lídia está no PP desde 2001, e nesse período exerceu os cargos de secretária municipal de Planejamento e Gestão e de Saúde durante os oitos anos do governo Antônio Leonardo, além de assumir outras pastas interinamente.

Apesar de ter seu nome lançado, ela pondera que o ex-prefeito e atual vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira, é o nome principal do partido.

Mas a experiência em duas secretarias, um mandato atuante na Câmara e importantes proposições de lei a credenciam para estar pronta ao pleito majoritário. Em entrevista ao Diário de Araxá, Lídia fala sobre sua pré-candidatura.

Diário de Araxá – Como foi a escolha do seu nome como pré-candidata à prefeitura de Araxá?

Lídia Jordão – Nós tivemos uma reunião no PP e chegamos à conclusão de que temos, além do Antônio Leonardo (ex-prefeito), o meu nome e o do Roberto (do Sindicato), presidente da Câmara, para se colocarem como pré-candidatos. Mas o Roberto tem interesse na reeleição, em continuar vereador, então meu nome é o nome do partido.

Diário de Araxá – Como você vê sua pré-candidatura lançada pelo mesmo partido que tem o nome do ex-prefeito Antônio Leonardo aclamado por lideranças políticas e parte da população?

Lídia Jordão – Ele desempenhou dois mandatos em Araxá e tem conduzido inúmeros projetos, além da vice-presidência da Codemig, então a prioridade é ele. Mas isso não inviabiliza, caso ele não seja, que eu esteja na condição de pré-candidata do meu partido. Eu vou participar das Eleições de 2012 como pré-candidata nas eleições majoritárias ou pré-candidata à reeleição (para vereadora). Não se ganha uma eleição individualmente. É através de um partido e da união com outros partidos. Nós temos essa abertura para poder discutir com os demais partidos, de colocar o meu nome para as eleições e buscar o apoio das lideranças maiores. De uma forma muito generosa, o Toninho nos autorizou a colocar o meu nome como opção. É generoso poder abrir essa perspectiva para que novos nomes venham buscar uma participação mais efetiva no processo eleitoral de Araxá, dá para pensar em renovação.

Diário de Araxá – Nas últimas eleições, Antônio Leonardo deixou para lançar seu apoio à candidatura de Bosco na última hora. Como o partido vê essa situação? É esperada uma definição mais cedo se ele realmente vai concorrer ou vão viabilizar de vez a sua candidatura?

Lídia Jordão – O fato de o meu nome estar sendo colocado com o aval do Toninho já abre a perspectiva de dizer que o PP vai participar das eleições para prefeito. Eu manifestei minha vontade e meu nome está sendo postulado. Caso ele não se candidate, meu nome é uma garantia que o ex-prefeito Toninho tenha alguém para apoiar.

Diário de AraxáO governador Antonio Anastasia provavelmente não apoiará nenhum candidato a prefeito em Araxá, uma vez que ele tem o apoio de grande parte dos partidos, além do prefeito Jeová e do ex Antônio Leonardo, que está no governo do Estado. Mas na situação do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, que é do PP, espera-se que ele tenha uma participação efetiva?

Lídia Jordão – Nós acreditamos que sim, porque ele sempre esteve conosco. Hoje é um momento em que se tem a mulher como referência na política, e é preciso que se trabalhe isso. Nossa presidente Dilma está dando mostra de que é possível que se tenha um maior número de mulheres candidatas, então é nesse sentido que eu acredito que ele participe.

Notícias relacionadas