Categorias: Saúde

MG Transplantes registra aumento nas doações em 2008

Com a previsão de realizar mais de dois mil transplantes esse ano, o Complexo MG Transplantes comemora a Semana Nacional de Doação de Órgãos, até o dia 27 de setembro, com um aumento de 38,5% nas doações nos últimos seis meses. “Avançamos muito esse ano, mas temos muito ainda a melhorar”, comentou o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho, lembrando que o número de notificações de prováveis doadores pelos hospitais ainda é muito baixo.

Segundo ele, atualmente a recusa de familiares em doar os órgãos de seus parentes é muito pequena. As pessoas estão bem mais conscientes da importância de se doar para salvar vidas.

Durante toda a semana, serão realizadas atividades, com distribuição de folders explicativos sobre a doação, cartazes e visitas a hospitais transplantadores e Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes de Órgãos e Tecidos.

Segundo o coordenador metropolitano do Complexo MG Transplantes, Sérgio Lopes,durante todo o ano foram realizadas campanhas de sensibilização, cursos de capacitação para os profissionais visando o diagnóstico da morte encefálica e notificação de prováveis doadores de múltiplos órgãos e de córneas. Além disso, as Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do interior do Estado foram melhor estruturadas para aumentar o número de doações na região.
 
MG Transplantes em números

Em agosto, o Complexo MG Transplantes atingiu a marca de 2.000 córneas doadas, um número recorde, e até o final do ano a previsão é de que ultrapasse os 3.000, superando em mais de 50% 2004, com 1.960, e considerado o melhor ano desde a criação do MG Transplantes.

Também foi atingido o ponto de equilíbrio (média mensal) entre os pacientes que entram na lista de espera (128) com o número de transplantes de córneas realizados (119), o que implica que a lista de espera não irá aumentar efetivamente.

Com esses aumentos sucessivos ocorridos no número de transplantes de córneas, a partir de 2009 a lista de espera entrará em processo de redução.

Outro dado positivo é que, diferente de 2004, quando 73% das doações estavam concentradas na CNCDO Metropolitana, e a participação das demais CNCDOs somadas era de apenas 27%, este ano a Metropolitana concentra 47% das doações e as demais 53%. Isso significa um aumento homogêneo e descentralizado em todo o Estado.

Até agosto passado, foram realizados 1.417 transplantes de órgãos e tecidos e atualmente 4.191 pessoas estão na fila de espera.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…