Minas Gerais receberá Copa América em Belo Horizonte e conta com torcedores mineiros

Em 2019, a cidade de Belo Horizonte vai receber cinco jogos da Copa América. O Estádio do Mineirão será o palco principal de uma das semifinais do torneio, situação semelhante da Copa do Mundo de 2014. Além disso, o local também vai receber quatro partidas da fase de grupos, porém nenhum jogo da Seleção Brasileira. Após o final da competição, o futuro do estádio voltará a ser discutido, com a possibilidade do Cruzeiro ficar com o controle.

Com capacidade para 62 mil pessoas, o Mineirão foi o palco escolhido para representar Minas Gerais na Copa América. A capital deve ser o centro das atenções durante os meses de junho e julho, quando o torneio acontece. Com uma distância de apenas 370 km entre Araxás e Belo Horizonte, nada impede que os torcedores da cidade consigam aproveitar de mais perto o torneio de seleções da América do Sul.

Serão cinco jogos em território mineiro, sendo o mais importante a semifinal da competição no dia 2 de julho. Antes disso, o Mineirão vai receber quatro partidas da primeira fase. A estreia será dia 16 de junho, quando o Uruguai enfrenta o Equador. Já no dia 19, a Argentina entra em campo para enfrentar o Paraguai. Três dias depois, Bolívia e Venezuela fazem mais um jogo no estádio. A última partida da fase de grupos, no dia 25, será entre Equador e Japão.

Apesar de não receber jogos da Seleção Brasileira, a expectativa maior dos torcedores é por assistir Argentina e Uruguai logo na primeira fase. Além disso, existe também a esperança de ver o Brasil em campo na semifinal. Mesmo com a lembrança ruim de 2014, como mostra o portal mineiro SuperEsportes, alguns torcedores enxergam o torneio como uma oportunidade de esquecer a goleada para a Alemanha.

Com favoritismo e responsabilidade

Após os dois amistosos em março, o treinador Tite perdeu o 100% de aproveitamento que tinha em partidas após o Mundial de 2018. O empate contra o Panamá, por 1 a 1, também foi o primeiro gol sofrido pelo time desde julho do ano passado. Agora, a Seleção tem sete vitórias em oito partidas amistosas, tendo marcado 16 gols e sofrido apenas dois, segundo o site oficial da CBF. O segundo amistoso deste ano foi uma vitória por 3 a 1 contra a República Tcheca.

Por jogar em casa, a Seleção Brasileira conta com um forte favoritismo na competição. No dia 11 de abril, os números do portal da Betway indicavam a equipe brasileira com 38,2% de chance de título. Logo atrás, fica a Argentina com menos de 30%. A equipe de Messi não vive um bom momento, inclusive com uma derrota histórica recente para a Venezuela, em amistoso disputado no início deste ano.

Além dos números, diferentes jornais também acreditam que o Brasil deva vencer a Copa América. Em entrevista divulgada pelo portal O Lance, o treinador Tite negou que tenha obrigação e apenas deseja jogar bem o torneio. Porém, uma derrota na competição pode até mesmo custar o cargo do treinador. A Seleção quer fazer da disputa de 2019 a melhor preparação possível, antes do início das Eliminatórias da Copa de 2022.

O futuro do Mineirão

Não só a Seleção Brasileira passa por momentos decisivos, já que o maior estádio de Belo Horizonte também tem o futuro na mesa. Segundo notícias do portal da ESPN Brasil, o Cruzeiro está trabalhando para assumir o controle do Mineirão. No entanto, a negociação ainda deve demorar para sair dos bastidores. Desde a reforma realizada em 2013, o local é administrado pela empresa Arena Minas.

O investimento na reestruturação para a Copa de 2014 custo mais de R$ 600 milhões, e por isso a empresa que administra não aceita perder o dinheiro que colocou no projeto. Enquanto isso, o Cruzeiro segue disputando partidas no local e conseguindo algumas boas rendas. No entanto, as negociações são sempre mais complicadas para que esses acordos consigam sair do papel. Tudo só deve ser melhor definido após a Copa América.

Enquanto as negociações continuam, os torcedores esperam ansiosos pela Copa América. Com os ingressos já à venda, a disputa pelos lugares em algumas das partidas em Belo Horizonte devem ser complicadas. A gestora do estádio espera que a competição seja um sucesso, tanto em jogos das grandes seleções, mas até mesmo quando receber as equipes menos badaladas do torneio.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…