Categorias: Cidade

“Missão araxaense nos EUA e Europa já é grande sucesso”

A Missão araxaense que está em viagem desde o dia 4 de maio visitou diversas autoridades nos Estados Unidos até agora, como por exemplo, o Governo do Colorado; a Universidade Colorado “School of  Mines”, a REITA – Associação das indústrias de tecnologias de Terras Raras, a “HC Stark”, empresa especializada em tecnologias e produtos derivados do Nióbio, a “Bose Corporation, Massachussets Institute Technology – MIT, Massachussets Technology Development Corporation-MTDC, a Universidade Worcester Polytechnic Institute, Metal Processing Institute – MPI, a Moxst Corporation, empresa especializada em separação e oxigênio de metais raros; Universidade de Iowa e o Research Triangle Park na Carolina do Norte. E os membros da Missão ainda foram recebidos pelo assessor do Governador Devall Patrick de Massachussets.

Dos Estados Unidos a equipe segue para reunião com a Presidente do programa “Ciência Viva” de Portugal, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Universidade de Coimbra. A Missão conta com importantes parceiros, como: VALE, CEFET-MG, UNIUBE, UNIARAXA, que são parte deste projeto de mudança de paradigma no Estado e no País.

A Universidade Estadual de Worcester Polytecnic Institute, bem como seus laboratórios, fundações e instituições dentro e fora dos Estados Unidos assinou protocolo de intenções e parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá, o Cefet-MG, a Uniube, e se for do interesse do Uniaraxá, implementar programas de extensão, pós-graduação, pesquisa, intercâmbio e desenvolvimento de produtos na cidade no Parque Tecnológico.

A Colorado School of Mines, por meio de seu professor com maior volume de publicações científicas e diretor de inovação do Instituto de Petróleo do Qatar, firmou parceria nos mesmos moldes.

A MOITI – Massachussets Office International in Trade and Investment disponibilizou o escritório oficial do Governo para instalação de uma representação do município e seus interesses em Boston. Empresas de especialidade tecnológica como a HC Stark, solicitaram Memorandum de Intenções da prefeitura para iniciar as negociações de instalação de sua fábrica em Araxá para processamento de nióbio.

A Moxst assinou acordo de confidencialidade para iniciar negociações para instalação de um laboratório de processamento de Disprosio, Nedimio, Itrium e magnésio no município de Araxá e CITAT.

A missão foi elaborada por uma comissão já nomeada, via decreto no município, que visa fomentar o desenvolvimento da tecnologia e inovação. Comissão esta formada por representantes do CEFET-MG, UNIPAC, UNIARAXA, UNUBE, IPDSA, CDL, entre outras organizações e instituições. Cabe ainda ressaltar que todas as viagens de servidores municipais são regidas por lei e prestada contas no momento cabível, e inclusive as demais instituições participantes da missão custearam suas próprias despesas.

O Dr. Patterson Patrício, diretor de extensão do CEFET-MG esteve presente em todas as reuniões, assinou os protocolos e participou de toda a elaboração da Missão. Inclusive a missão teve ampla atenção da mídia estadunidense.

ALEX RIBEIRO e ANDRÉ BORGES

Parecer sobre o trabalho desenvolvido pela Missão de Araxá, no Exterior

Aos Interessados;

Sou Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-MG e fui designado pelo Diretor da Instituição, Prof. Márcio, para a missão Terras Raras, organizada pela prefeitura de Araxá.  Sei que toda cidade possui embates políticos e como Servidor Público Federal não devo tomar partido ou envolvimento em trocas de farpas por razões políticas. Entretanto, posso testemunhar o que vi e durante os dias que passei TRABALHANDO juntamente ao Alex Ribeiro e o Procurador Jurídico do Município, André Sampaio. Não estou a par e nem deveria, em relação ao valor gasto pela prefeitura de Araxá. O meu parecer é puramente técnico.

Primeiramente, posso falar que a missão foi extremamente organizada e produtiva, o qual destaca-se a competência dos organizadores. Tivemos acesso a pessoas de alto gabarito técnico (Professores conceituados da Colorado School of Mines e Worcester Polithecnique Institute) e político para intervir na possibilidade da criação do Parque Tecnológico.

Tivemos nos dois primeiros dias, no estado de Colorado, reuniões com professores da Colorado School of Mines. Esta universidade é reconhecida no meio como referência internacional e seu nome, por si, atrai credibilidade para o projeto da CITAT. Estabeleceu-se acordos de colaboração tecnológica.

Posteriormente, no estado de Massachusetts, fomos recebidos no Escritório Internacional de Investimento do Estado de Massachusetts, o qual foi proferida a intenção de investimento no Estado de Minas assim como na Cidade de Araxá.

Posteriormente, reunimos com vários representantes de empresas de grande nome, com interesse de investir na cidade e também em reunião no MIT- Massachusetts Institute Technology, com empresas com tecnologia limpa na separação de metais. Em outro dia, reunimos com uma empresa do setor de desenvolvimento de patentes e tecnologia, que tivemos literalmente uma valiosa consultoria de alto nível, sem custo. No mais, passei uma semana de trabalho intenso e produtivo, ao meu ver.

Quanto ao Parque Tecnológico, acredito que para a cidade, é um consenso sua importância na geração de renda, atrativos para empresas e por conseqüência, empregos. Porém, para se tornar atrativa a idéia de investir na cidade, primeiro, as parcerias precisam ser estabelecidas. O estabelecimento destas parcerias passa por um momento de investimento no que tange à procura de investidores de peso. Não podemos ofuscar um trabalho bem feito pela simples necessidade de se fazer oposição.

Atenciosamente.

Prof. Dr. Patterson Patricio de Souza

Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…