Super banner
Super banner

“Missão araxaense nos EUA e Europa já é grande sucesso”

“Missão araxaense nos EUA e Europa já é grande sucesso”

A Missão araxaense que está em viagem desde o dia 4 de maio visitou diversas autoridades nos Estados Unidos até agora, como por exemplo, o Governo do Colorado; a Universidade Colorado “School of  Mines”, a REITA – Associação das indústrias de tecnologias de Terras Raras, a “HC Stark”, empresa especializada em tecnologias e produtos derivados do Nióbio, a “Bose Corporation, Massachussets Institute Technology – MIT, Massachussets Technology Development Corporation-MTDC, a Universidade Worcester Polytechnic Institute, Metal Processing Institute – MPI, a Moxst Corporation, empresa especializada em separação e oxigênio de metais raros; Universidade de Iowa e o Research Triangle Park na Carolina do Norte. E os membros da Missão ainda foram recebidos pelo assessor do Governador Devall Patrick de Massachussets.

Dos Estados Unidos a equipe segue para reunião com a Presidente do programa “Ciência Viva” de Portugal, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Universidade de Coimbra. A Missão conta com importantes parceiros, como: VALE, CEFET-MG, UNIUBE, UNIARAXA, que são parte deste projeto de mudança de paradigma no Estado e no País.

A Universidade Estadual de Worcester Polytecnic Institute, bem como seus laboratórios, fundações e instituições dentro e fora dos Estados Unidos assinou protocolo de intenções e parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá, o Cefet-MG, a Uniube, e se for do interesse do Uniaraxá, implementar programas de extensão, pós-graduação, pesquisa, intercâmbio e desenvolvimento de produtos na cidade no Parque Tecnológico.

A Colorado School of Mines, por meio de seu professor com maior volume de publicações científicas e diretor de inovação do Instituto de Petróleo do Qatar, firmou parceria nos mesmos moldes.

A MOITI – Massachussets Office International in Trade and Investment disponibilizou o escritório oficial do Governo para instalação de uma representação do município e seus interesses em Boston. Empresas de especialidade tecnológica como a HC Stark, solicitaram Memorandum de Intenções da prefeitura para iniciar as negociações de instalação de sua fábrica em Araxá para processamento de nióbio.

A Moxst assinou acordo de confidencialidade para iniciar negociações para instalação de um laboratório de processamento de Disprosio, Nedimio, Itrium e magnésio no município de Araxá e CITAT.

A missão foi elaborada por uma comissão já nomeada, via decreto no município, que visa fomentar o desenvolvimento da tecnologia e inovação. Comissão esta formada por representantes do CEFET-MG, UNIPAC, UNIARAXA, UNUBE, IPDSA, CDL, entre outras organizações e instituições. Cabe ainda ressaltar que todas as viagens de servidores municipais são regidas por lei e prestada contas no momento cabível, e inclusive as demais instituições participantes da missão custearam suas próprias despesas.

O Dr. Patterson Patrício, diretor de extensão do CEFET-MG esteve presente em todas as reuniões, assinou os protocolos e participou de toda a elaboração da Missão. Inclusive a missão teve ampla atenção da mídia estadunidense.

ALEX RIBEIRO e ANDRÉ BORGES

Parecer sobre o trabalho desenvolvido pela Missão de Araxá, no Exterior

Aos Interessados;

Sou Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-MG e fui designado pelo Diretor da Instituição, Prof. Márcio, para a missão Terras Raras, organizada pela prefeitura de Araxá.  Sei que toda cidade possui embates políticos e como Servidor Público Federal não devo tomar partido ou envolvimento em trocas de farpas por razões políticas. Entretanto, posso testemunhar o que vi e durante os dias que passei TRABALHANDO juntamente ao Alex Ribeiro e o Procurador Jurídico do Município, André Sampaio. Não estou a par e nem deveria, em relação ao valor gasto pela prefeitura de Araxá. O meu parecer é puramente técnico.

Primeiramente, posso falar que a missão foi extremamente organizada e produtiva, o qual destaca-se a competência dos organizadores. Tivemos acesso a pessoas de alto gabarito técnico (Professores conceituados da Colorado School of Mines e Worcester Polithecnique Institute) e político para intervir na possibilidade da criação do Parque Tecnológico.

Tivemos nos dois primeiros dias, no estado de Colorado, reuniões com professores da Colorado School of Mines. Esta universidade é reconhecida no meio como referência internacional e seu nome, por si, atrai credibilidade para o projeto da CITAT. Estabeleceu-se acordos de colaboração tecnológica.

Posteriormente, no estado de Massachusetts, fomos recebidos no Escritório Internacional de Investimento do Estado de Massachusetts, o qual foi proferida a intenção de investimento no Estado de Minas assim como na Cidade de Araxá.

Posteriormente, reunimos com vários representantes de empresas de grande nome, com interesse de investir na cidade e também em reunião no MIT- Massachusetts Institute Technology, com empresas com tecnologia limpa na separação de metais. Em outro dia, reunimos com uma empresa do setor de desenvolvimento de patentes e tecnologia, que tivemos literalmente uma valiosa consultoria de alto nível, sem custo. No mais, passei uma semana de trabalho intenso e produtivo, ao meu ver.

Quanto ao Parque Tecnológico, acredito que para a cidade, é um consenso sua importância na geração de renda, atrativos para empresas e por conseqüência, empregos. Porém, para se tornar atrativa a idéia de investir na cidade, primeiro, as parcerias precisam ser estabelecidas. O estabelecimento destas parcerias passa por um momento de investimento no que tange à procura de investidores de peso. Não podemos ofuscar um trabalho bem feito pela simples necessidade de se fazer oposição.

Atenciosamente.

Prof. Dr. Patterson Patricio de Souza

Diretor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Notícias relacionadas