Categorias: Cidade

Missão busca parcerias na China

A missão internacional liderada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa estabelece vários contatos na China em busca de Parcerias Público Privada (PPPs) com vistas à implantação do Parque Tecnológico de Araxá. Ele viaja acompanhado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, André Sampaio Borges, e pela presidente do Conselho Superior da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araxá, a empresária Alda Sandra Barbosa Marques.

A comitiva chegou em Pequim na segunda-feira, 15, onde visitou duas fábricas do ramo de energias renováveis, buscando subsídios para empreendimentos nesta área dentro do projeto Cidade Internacional Tecnológica de Araxá (Citat) e a partir das PPPs. Alda Sandra que está à frente do projeto desde 2011, quando ainda estava no exercício do cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, deve assumir a presidência da Fundação Citat que será criada como mantenedora do parque tecnológico a ser implantado no município.

Segundo ela, a Citat será desenvolvida a partir de três eixos: mineração, com foco no fosfato, terras raras e nióbio; turismo, sendo de bem estar, cultural e de eventos e, agroalimentos, a partir da produção para a cadeia alimentar de aves, suínos e bovinos, visando também o incentivo a outras potencialidades de Araxá e região, como laticínios e doces.

De acordo com ela, durante os contatos no exterior foram estabelecidos um grupo e uma agenda de trabalho. Alda Sandra diz que será realizado um painel empresarial até junho próximo para disseminação do projeto e suas perspectivas, quando também devem ser assinados alguns protocolos com empresas que já estarão participando do processo. Ela explica que as PPPs podem se dar tanto em relação à transferência de tecnologia por empresas estrangeiras que queiram prestar serviços no município, quanto a partir de associações com empreendimentos e investidores brasileiros, mais especificamente de Araxá e região.

Parceiros

Em Pequim, o grupo de Araxá visitou duas fábricas do Tianpu Group, onde foram recebidos pelo presidente numa calorosa recepção. A Tianpu foi fundada em 1989 e hoje está entre as dez maiores fábricas de energia da China. O grupo chinês foi o fornecedor oficial das águas e sistema integrado de aquecimento nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. As suas atividades estão voltadas para a geração de energias termo-solar e, principalmente, com a utilização de células termovoltaicas.  

Em reunião, ficou claro o interesse da empresa nas propostas levantadas pelo grupo, principalmente em relação à transferência de know-how para a produção e montagem de uma fábrica no parque tecnológico, em parceria com um ou mais investidores. A empresa tem como sede um prédio totalmente sustentável em relação à energia e água. Os representantes da empresa explicaram que, a partir de 2007, a legislação passou a obrigar os prédios chineses a utilizarem no mínimo 30% de energia renovável. “Esse prédio é o primeiro da China totalmente auto-sustentável”, destacou o presidente.

Segundo ele, o Tianpu possui cinco sub-companhias e é uma das líderes no mercado chinês em energia solar. Tendo sido reconhecida recentemente como uma das melhores do mundo em sistema de energia solar. De acordo com ele, o grupo ajudou a criar vários padrões de energia solar que hoje são utilizados no mercado chinês. A empresa oferece planejamento, consultoria, comercialização de material e assistência pós-vendas, tendo clientes como Mercedes Benz e Coca-Cola. “Nós que introduzimos o conceito da casa auto-sustentável no mercado de construção da China”, destaca. De acordo com ele, o conceito das Olimpíadas de 2008 foi o da energia verde e renovável, quando a empresa ofereceu muitos equipamentos e a montagem de um prédio com oito diferentes sistemas de economia de energia, utilizado como modelo. Um dos exemplos foi a central de segurança dos jogos olímpicos. Ele informa que a partir desse trabalho a empresa mantém cooperação com o governo da cidade que a certificou como um dos grandes fornecedores para a introdução desse conceito na China.

Canton Fair

A missão araxaense liderada pelo prefeito visitou a 113º Canton Fair durante dois dias seguidos, considerada a maior feira de negócios do mundo, realizada em Guangzhou. Jeová destaca a oportunidade ímpar do grupo de conhecer inovações em todas as áreas de negócios do mundo e estabelecer contatos. Segundo ele, a visitação à feira também esteve focada no projeto Citat. Ele citou como exemplo os diretores da empresa de louças Santa Clara, Evandro Lusvarghi e Eduardo Lusvarghui, como potenciais investidores na área de reciclagem de vidro. Eles estavam presentes na Canton Fair e mais uma vez manifestaram o interesse em participar do projeto.

Dentro desse foco, o prefeito buscou conhecer e estabelecer contatos principalmente relativos à iluminação com energia renovável, limpeza pública e possibilidades de auto-sustentação em todas as áreas, especialmente com materiais recicláveis. Ele explicou que o município vai assumir o sistema de iluminação pública de Araxá e pretende inovar com iniciativas como a implantação de postes de energia fotovoltaica que já é bastante comum na China. O prefeito adianta que outra possibilidade em estudo é o de já trazer inovações nesse sentido a partir da implantação do Centro Administrativo que está em construção.

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…