Super banner
Super banner

Missão busca parcerias na China

Missão busca parcerias na China

Missão China Araxá

A missão internacional liderada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa estabelece vários contatos na China em busca de Parcerias Público Privada (PPPs) com vistas à implantação do Parque Tecnológico de Araxá. Ele viaja acompanhado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, André Sampaio Borges, e pela presidente do Conselho Superior da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araxá, a empresária Alda Sandra Barbosa Marques.

A comitiva chegou em Pequim na segunda-feira, 15, onde visitou duas fábricas do ramo de energias renováveis, buscando subsídios para empreendimentos nesta área dentro do projeto Cidade Internacional Tecnológica de Araxá (Citat) e a partir das PPPs. Alda Sandra que está à frente do projeto desde 2011, quando ainda estava no exercício do cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, deve assumir a presidência da Fundação Citat que será criada como mantenedora do parque tecnológico a ser implantado no município.

Segundo ela, a Citat será desenvolvida a partir de três eixos: mineração, com foco no fosfato, terras raras e nióbio; turismo, sendo de bem estar, cultural e de eventos e, agroalimentos, a partir da produção para a cadeia alimentar de aves, suínos e bovinos, visando também o incentivo a outras potencialidades de Araxá e região, como laticínios e doces.

De acordo com ela, durante os contatos no exterior foram estabelecidos um grupo e uma agenda de trabalho. Alda Sandra diz que será realizado um painel empresarial até junho próximo para disseminação do projeto e suas perspectivas, quando também devem ser assinados alguns protocolos com empresas que já estarão participando do processo. Ela explica que as PPPs podem se dar tanto em relação à transferência de tecnologia por empresas estrangeiras que queiram prestar serviços no município, quanto a partir de associações com empreendimentos e investidores brasileiros, mais especificamente de Araxá e região.

Parceiros

Em Pequim, o grupo de Araxá visitou duas fábricas do Tianpu Group, onde foram recebidos pelo presidente numa calorosa recepção. A Tianpu foi fundada em 1989 e hoje está entre as dez maiores fábricas de energia da China. O grupo chinês foi o fornecedor oficial das águas e sistema integrado de aquecimento nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. As suas atividades estão voltadas para a geração de energias termo-solar e, principalmente, com a utilização de células termovoltaicas.  

Em reunião, ficou claro o interesse da empresa nas propostas levantadas pelo grupo, principalmente em relação à transferência de know-how para a produção e montagem de uma fábrica no parque tecnológico, em parceria com um ou mais investidores. A empresa tem como sede um prédio totalmente sustentável em relação à energia e água. Os representantes da empresa explicaram que, a partir de 2007, a legislação passou a obrigar os prédios chineses a utilizarem no mínimo 30% de energia renovável. “Esse prédio é o primeiro da China totalmente auto-sustentável”, destacou o presidente.

Segundo ele, o Tianpu possui cinco sub-companhias e é uma das líderes no mercado chinês em energia solar. Tendo sido reconhecida recentemente como uma das melhores do mundo em sistema de energia solar. De acordo com ele, o grupo ajudou a criar vários padrões de energia solar que hoje são utilizados no mercado chinês. A empresa oferece planejamento, consultoria, comercialização de material e assistência pós-vendas, tendo clientes como Mercedes Benz e Coca-Cola. “Nós que introduzimos o conceito da casa auto-sustentável no mercado de construção da China”, destaca. De acordo com ele, o conceito das Olimpíadas de 2008 foi o da energia verde e renovável, quando a empresa ofereceu muitos equipamentos e a montagem de um prédio com oito diferentes sistemas de economia de energia, utilizado como modelo. Um dos exemplos foi a central de segurança dos jogos olímpicos. Ele informa que a partir desse trabalho a empresa mantém cooperação com o governo da cidade que a certificou como um dos grandes fornecedores para a introdução desse conceito na China.

Canton Fair

A missão araxaense liderada pelo prefeito visitou a 113º Canton Fair durante dois dias seguidos, considerada a maior feira de negócios do mundo, realizada em Guangzhou. Jeová destaca a oportunidade ímpar do grupo de conhecer inovações em todas as áreas de negócios do mundo e estabelecer contatos. Segundo ele, a visitação à feira também esteve focada no projeto Citat. Ele citou como exemplo os diretores da empresa de louças Santa Clara, Evandro Lusvarghi e Eduardo Lusvarghui, como potenciais investidores na área de reciclagem de vidro. Eles estavam presentes na Canton Fair e mais uma vez manifestaram o interesse em participar do projeto.

Dentro desse foco, o prefeito buscou conhecer e estabelecer contatos principalmente relativos à iluminação com energia renovável, limpeza pública e possibilidades de auto-sustentação em todas as áreas, especialmente com materiais recicláveis. Ele explicou que o município vai assumir o sistema de iluminação pública de Araxá e pretende inovar com iniciativas como a implantação de postes de energia fotovoltaica que já é bastante comum na China. O prefeito adianta que outra possibilidade em estudo é o de já trazer inovações nesse sentido a partir da implantação do Centro Administrativo que está em construção.

 

Notícias relacionadas