Cidade

Modernização do Aeroporto Municipal Romeu Zema

O Aeroporto Municipal Romeu Zema está sendo modernizado, entre as melhorias estão a substituição do pórtico detector de metais, implantação de estação metereológica para operação por instrumentos, nova iluminação da pista e recapeamento asfáltico, atualizações custeadas pelo Governo Federal e iniciativa privada. De acordo com o Prefeito Aracely de Paula, haverá um salto de qualidade no serviço de operação de aeronaves em Araxá. “Com as melhorias e modernizações do aeroporto, teremos na região um sistema operacional de grande alcance, de altíssimo porte e de muita modernidade. Araxá se coloca numa posição destaque como local de afluência de grandes aeronaves, o que é muito importante”, afirmou.

O aeroporto está vinculado à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e o secretário Élvio Bertoni, informou que o pórtico detector de metais foi substituído por um equipamento moderno que traz maior confiabilidade, peça obrigatória nos voos comercias. Outra conquista importante é a estação metereológica de última geração que está em fase de testes e deve entrar em operação ainda neste mês. Ela viabilizará com segurança a operação de pousos e decolagens por instrumentos, ação imprescindível nos dias de mal tempo. Explicou ainda que é um equipamento caro, importado, investimento de R$ 2 milhões. Entre as novidades, estão a troca da iluminação da pista que estava com problemas e infiltrações. O novo balizamento foi concluído e a pista já está liberada para voos noturnos. O próximo investimento será a recuperação asfáltica de todo o Aeroporto.

Élvio destaca que a aquisição dos novos equipamentos não vão onerar os cofres públicos. As melhorias na infraestrutura serão custeadas pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A aquisição dos equipamentos como a troca do pórtico para detector de metais e a implantação da estação metereológica, foram adquiridos com recursos do Ministério da Infraestrutura. Um trabalho feito pelo Prefeito Aracely de Paula, desde 2015, quando levou até a Secretaria Nacional de Aviação Civil, uma relação de melhorias necessárias no aeroporto de Araxá. “Esses equipamentos são custeados pelo Governo Federal e iniciativa privada, sem contrapartida do município. São melhorias que elevam o padrão do aeroporto, atrai novos voos e abre oportunidade de novos negócios e empresas, finalizou o secretário.

Ver comentários

  • As Modernidade de um Aeroporto - As pistas de pouso de um aeroporto moderno são de cimento Portland porque só aeródromo, sem operação comercial, são de asfalto. Enquanto as de Portland terão sua primeira manutenção após 21 anos de uso, as de asfalto ocorre a cada 4 anos. Estação meteorológica de superfície é automática e autônoma, normalmente um aeroporto tem duas em operação. O balizamento noturno de alta voltagem e sua complexidade foi abandonado em favor do mais barato, durável e fácil de instalar balizamento de energia solar e LED, como isso, cada lâmpada solar e Led dura 5 anos, as de alta voltagem 6 meses. O Led solar também não requer técnico especializado para a manutenção como o requerido para o antigo de alta voltagem, e muito menos apresenta conta de energia elétrica. O voo por instrumento é baseado no muito preciso ILS em complemento ao GPS. Nos países modernos, aeroporto regional também tem pista de pouso de 2.500 x 45 metros, além de uma estação de passageiros compatível ao recebimento de aeronaves de 170 passageiros Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX. No Brasil, continuamos construído e reformando aeroporto para o hoje, Mas, o hoje já é passado. Saudações,

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…