Cidade

Mosaic emite comunicado informando pedido de prorrogação no laudo de três barragens

A Mosaic Fertilizantes enviou, nesta quinta (11), comunicado à imprensa informando o pedido de prorrogação protocolado junto à Agência Nacional de Mineração, para emissão do laudo, seguindo as novas normas da Agência, de três de suas barragens, duas delas localizadas em Tapira (BL1 e BR) e outra em Catalão (BR).

Segue abaixo o comunicado em sua integralidade:

“A Mosaic Fertilizantes informa que, previamente à data limite de 31 de Março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, a empresa, com a anuência técnica da Agência Nacional de Mineração (ANM), protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

O pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que ocorrerá em abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança.

A empresa está comprometida em assegurar a continuidade das entregas a seus clientes e já possui um plano em curso para, durante esse período, alavancar sua posição de produtora global, importando produtos de suas operações dos Estados Unidos e do Peru, caso necessário.

A companhia reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…