Super banner
Super banner

Mosaic emite comunicado informando pedido de prorrogação no laudo de três barragens

Mosaic emite comunicado informando pedido de prorrogação no laudo de três barragens

A Mosaic Fertilizantes enviou, nesta quinta (11), comunicado à imprensa informando o pedido de prorrogação protocolado junto à Agência Nacional de Mineração, para emissão do laudo, seguindo as novas normas da Agência, de três de suas barragens, duas delas localizadas em Tapira (BL1 e BR) e outra em Catalão (BR).

Segue abaixo o comunicado em sua integralidade:

“A Mosaic Fertilizantes informa que, previamente à data limite de 31 de Março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, a empresa, com a anuência técnica da Agência Nacional de Mineração (ANM), protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

O pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que ocorrerá em abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança.

A empresa está comprometida em assegurar a continuidade das entregas a seus clientes e já possui um plano em curso para, durante esse período, alavancar sua posição de produtora global, importando produtos de suas operações dos Estados Unidos e do Peru, caso necessário.

A companhia reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.”

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x