Categorias: Cidade

MP protocola recurso de apelação para anular julgamento do caso Tulinho

O Ministério Público protocolou, na Vara Criminal da Comarca de Araxá, o recurso de apelação do julgamento que absolveu o homem acusado de matar o ex-radialista Tulinho Maneira. Esse recurso visa anular o julgamento. De acordo com o recurso assinado pelo promotor criminal Genebaldo Vitória Borges, o recurso de apelação é motivado pela evidente nulidade prevista no parágrafo único do artigo 564 do Código de Processo Penal: “Ocorrerá ainda a nulidade, por deficiência dos quesitos ou das suas respostas, e contradição entre estas”.

O julgamento, que absolveu Denílson Fagundes Bento, principal acusado do crime, foi realizado na última sexta-feira (5) e o Tribunal do Júri foi formado por quatro homens e três mulheres. Ao serem perguntados pelo juiz Dr. Renato Zupo se o acusado foi o autor dos disparos de arma de fogo que mataram a vítima, quatro jurados responderam que sim. Quando o magistrado perguntou se o acusado deveria ser absolvido, quatro jurados também responderam que sim. O promotor Genebaldo alega no recurso de apelação que foi verificada a patente contradição nas respostas dos jurados aos quesitos oficiais.

O Ministério Público fundamentou a interposição do recurso de apelação utilizando o artigo 593 do Código de Processo Penal, que determina que caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando ocorrer nulidade posterior à pronúncia ou se a decisão dos jurados for manifestamente contrária à prova dos autos. O promotor Dr. Genebaldo pede no recurso de apelação que o juiz criminal Renato Zupo lhe conceda o prazo previsto no artigo 600 do Código de Processo Penal, que é de oito dias, para que ele possa apresentar as razões recursais.

Se o recurso de apelação for aceito, a decisão sobre a anulação ou não do julgamento que absolveu o acusado de matar Tulinho Maneira será dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. Eles decidirão a favor ou contra a invalidação da sentença. Na hipótese de anulação, um novo julgamento será realizado em Araxá pelo Tribunal do Júri.

Blog do Germano Afonso 

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…