Cultura

‘Palco Giratório’ completa 20 anos e retorna a Araxá

Minas Gerais já está recebendo mais uma edição do Palco Giratório. A iniciativa, que completa 20 anos de existência em 2017, consagrou-se neste período como o maior circuito de artes cênicas do país, realizado pelo Sesc Araxá, é um dos oito municípios mineiros que terão atividades neste ano. A programação local inclui uma oficina e um espetáculo, gratuitos.

As atividades começam em 2 de julho (domingo) com a oficina Sonoplastia e desenho de som, voltada para profissionais que atuam nessa área. Será das 11h às 17h, no Teatro Municipal. As inscrições já estão abertas e poder ser feitas pelo site do Palco Giratório, aqui. As vagas são limitadas.

O objetivo da oficina é despertar o interesse dos participantes pelos fenômenos acústicos assim como pelas ferramentas de criação em produção de áudio, introduzindo conceitos básicos inerentes à elaboração de projetos de áudio, manipulação de equipamentos e softwares.

No dia 4 de julho (terça-feira) o público poderá assistir ao espetáculo Fui!, do Paraná. Será às 19h30, também no Teatro Municipal. Nesse espetáculo, a Ciasenhas de Teatro aborda o universo juvenil, com uma montagem livremente inspirada na obra literária Tchick, de Wolfgang Herrndorf. A peça apresenta quatro personagens que se encontram após 15 anos para, por meio da criação de um espetáculo teatral, lembrarem e reviverem as experiências que compartilharam quando eram jovens.

A abertura da temporada mineira desta edição do Palco Giratório foi realizada em 10 de junho, em BH. Em Minas Gerais, além de Araxá e da capital, os demais municípios que receberão atividades são: Almenara, Contagem, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba e Uberlândia. Ao todo, serão 31 apresentações no estado, três intervenções e uma performance. A participação é sempre gratuita.

Nesta edição, dois grupos mineiros participam da itinerância: o ‘Pigmalião Escultura que Mexe’ e o ‘Coletivo na Esquina’. Uma novidade é que, pela primeira vez, Minas Gerais receberá uma Aldeia no Palco Giratório. Será em Uberlândia, em outubro. As Aldeias são mostras de arte e cultura que permitem que os trabalhos selecionados pela curadoria dialoguem com a produção local. O objetivo é estimular a produção e o consumo de bens culturais.

As apresentações no interior vão até novembro. Para conferir a programação completa do Palco Giratório, clique aqui.

DUAS DÉCADAS: O ‘PALCO GIRATÓRIO’ EM NÚMEROS

Reconhecido como uma das mais importantes iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Ao longo de 19 edições, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado, em 9.526 apresentações em todo o Brasil, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.

O lançamento nacional do circuito vigente foi realizado em março, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, com exibição do mesmo espetáculo que abre a temporada mineira e também da peça Ledores no Breu, da ‘Cia. do Tijolo’, de São Paulo, inspirada no pensamento e na prática do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e de Guimarães Rosa. O espetáculo Palafita, do Ceará, e a performance DNA de DAN, do Paraná, também se apresentaram na abertura nacional. DNA de DAN é a primeira performance a circular pelo projeto.

Somente nesta edição, até o final do ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Em 2017 o Palco Giratório conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais no país.

“O Palco Giratório é um projeto que vai além do circuito de espetáculos, pois leva ideias, provocações e questões lançadas pela curadoria para o Brasil, incluindo cidades pequenas. São 20 anos disseminando as artes cênicas, em diferentes manifestações e linguagens culturais, promovendo intercâmbio de modos de fazer, criar, pensar e sentir”, ressalta Raphael Vianna, técnico de Artes Cênicas do Sesc.

Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc de todo país, a programação selecionada para o Palco Giratório apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Os espetáculos são apresentados simultaneamente, percorrendo todos os estados. Entre os destaques também está a peça Caranguejo Overdrive, da Aquela Cia. de Teatro, vencedora de três prêmios Shell, e DNA de DAN, ganhadora do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Além dos espetáculos, o Palco Giratório contará com seminários, onde serão discutidos aspectos relevantes das artes cênicas e políticas públicas para o teatro, entre outros temas. “Refletir sobre os 20 anos do Palco Giratório é uma oportunidade ímpar para ampliar as principais discussões que atravessam o projeto, apontando, assim, para uma perspectiva de futuro”, destaca Raphael.

Informações sobre o evento (público): (34) 3201-8120 ou 3201-8122

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…