Cidade

Pesquisas com terras-raras avançam em Araxá

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que desenvolve estudos com as terras-raras de Araxá, alcançou uma nova tecnologia, fundamental para instalação de empresa exploradora na cidade.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Geraldo Lima Júnior, anuncia que o IPT, financiado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), conseguiu transformar o óxido de didímio em metal, etapa essencial para a fabricação dos superímãs, que possuem o triplo do poder de atração comparado ao imã convencional e por isso poderá ser usado na fabricação de geradores de turbinas eólicas, veículos elétricos e híbridos, drives de disco rígido, amplificadores de áudios, motores industriais, ressonância magnética por imagem e celulares.

Ainda segundo Geraldo, um laboratório-fábrica está sendo construído na região metropolitana de Belo Horizonte e daqui a três anos, tempo em que os pesquisadores esperam ser o suficiente para o completo domínio dessa tecnologia, a fábrica definitiva será instalada em Araxá, trazendo empregos e a possibilidade de novas indústrias e centros de ensino especializados.

 

Ver comentários

  • olha esse trecho" “Se não houver cuidado e boas técnicas, os resíduos são altamente contaminantes e poluentes, tanto na parte química como na radioativa”, afirma Fernando Lins, do Cetem. Alguns países, como os Estados Unidos, inclusive abandonaram a exploração da monazita por conta dos elementos radioativos."

  • baixa concentração dos elementos de terras-raras nos diversos minerais em que estão disponíveis dificulta a mineração. A separação dos elementos por processos químicos complexos pode causar graves danos ao meio ambiente. O pequeno mercado mundial e doméstico desestimula investimentos de empresários, incomodados ainda pela burocracia estatal.
    Mas um dos maiores problemas que envolvem as terras-raras é a sua constante associação a elementos radioativos, como tório e urânio, que, além de competirem pela atenção do minerador, ainda trazem encargos adicionais e regras especiais de manuseio, depósito e licenciamento ­ambiental.
    Esse é o caso da monazita explorada no Brasil até recentemente. De acordo com Tadeu Carneiro, diretor-geral da CBMM, o mineral retirado das areias monazíticas das praias do Norte Fluminense tem 8.000 ppm (partículas por milhão) de tório, elemento radioativo, de índice muito alto, que dificulta a operação.
    “Se não houver cuidado e boas técnicas, os resíduos são altamente contaminantes e poluentes, tanto na parte química como na radioativa”, afirma Fernando Lins, do Cetem. Alguns países, como os Estados Unidos, inclusive abandonaram a exploração da monazita por conta dos elementos radioativos.

  • a poluição causada pela exploração dessa tal terras raras é icalculável nehuma outra cidade quer , existe só no brasil mais de 5 mil regiões com grande potencial de exploração dessas terras porque vim pra cá , acho que já tem poluição de mais aqui .

  • "a fábrica definitiva será instalada em Araxá"..... Será???
    Pois é inacreditável como Araxá perde oportunidades de crescimento e melhoria de vida dos araxaenses.
    Só recentemente perdeu a expansão da Bem Brasil, UFTM, filial do Hospital de Barretos e por ai vai....

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…