Categorias: Cidade

Plano de carreira só após a realização do concurso, diz Jeová

“O servidor público de Araxá está prejudicado, mas não por culpa da administração municipal e sim por uma situação criada dentro de uma legalidade constitucional que impediu a realização do concurso público.” Pela a primeira vez em 15 meses de governo, o prefeito Jeová Moreira da Costa concordou que a situação do servidor municipal não é das melhores.

De acordo com ele, a solução para problema enfrentado pelo funcionalismo público é a elaboração de um plano de carreira digno, mas que só pode acontecer após a realização do concurso da Prefeitura de Araxá que está temporariamente suspenso pela Justiça.

A prefeitura suspendeu o vale-transporte que era concedido para vários servidores municipais. Os profissionais da área da saúde foram os mais afetados pela decisão, principalmente os que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (Unis) e no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Alguns servidores também tiveram a refeição diária cortada. Somente os profissionais que trabalham 12 horas por dia passaram a ter direito ao benefício.

A correção anual de 5,84 % sob o salário do funcionalismo público também não foi concedida pela administração municipal. Apenas o Poder Legislativo autorizou a reposição salarial em 2009 e 2010. O plano de carreira dos profissionais da rede municipal de ensino que foi aprovado sob protestos no fim do ano passado pelos vereadores é outra reivindicação. O projeto não cumpriu alguns acordos entre os servidores e a Secretaria Municipal de Educação e gerou várias discussões.

Jeová afirma que o corte de alguns benefícios do servidor faze parte de um processo reestruturação. “Temos um compromisso com o servidor público, nossa administração foi discutida com a comunidade e fomos eleitos pela proposta de transparência, moralidade, a sinceridade entre as pessoas, o respeito às pessoas e o fortalecimento das famílias”, afirma.

“Estamos em um processo de reestruturação, estamos aguardando o concurso, a decisão judicial sobre esse projeto que planejamos. Se o concurso tivesse acontecido como estava previsto, já teríamos avançado a implantação do projeto do servidor público. Como estamos aguardando, tivemos que paralisar essa proposta. Com o concurso solucionado, vamos viabilizar o plano de cargos e salários, a capacitação e a valorização do funcionalismo”, acrescenta o prefeito.

De acordo com Jeová, a prefeitura não pode fazer investimento em profissionais contratados. “Temos apenas 1.180 funcionários concursados e mais de 2 mil contratados. O Ministério Público (MP) já informou que profissionais contratados são para casos emergenciais e nós não podemos investir em uma pessoa que não pode oferecer seu serviço por mais de seis meses. A única maneira da administração municipal oferecer estabilidade é através do concurso público e nós estamos trabalhando para que seja realizado o mais rápido possível. Mas, esse prazo não cabe ao município, depende da Justiça.”

Segundo ele, cada setor da prefeitura está passando por ajustes. “O nosso servidor é valorizado, apenas estamos passando por um momento de ajustes, adequando cada setor, ouvindo todas as pessoas responsáveis para saber qual a melhor maneira de funcionar e de valorizar o trabalhador. Toda empresa passa por esse processo e a prefeitura não é diferente.”

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…