Cultura

Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em foco na ALMG

Os principais eixos do “Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas”, seu cronograma de atividades e as perspectivas de participação da sociedade civil foram motivo de audiência de convidados, hoje, na Comissão de Cultura. O Plano Estadual deverá estabelecer as metas e as diretrizes para a área para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.

O documento vai conter as políticas públicas para a valorização e desenvolvimento de ações relacionadas a esses eixos. O desenvolvimento do plano é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação. A partir da próxima semana serão realizados encontros regionais.

A etapa de interiorização será conduzida pelo Executivo. Já a etapa final, em Belo Horizonte, será feita pelo Legislativo mineiro, que vai reunir as propostas vindas do interior e consolidá-las a partir da votação na plenária final.

As cidades que vão receber o fórum são Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Essa etapa deve ser finalizada em outubro. Será feita, ainda, uma apresentação do evento em Araxá, em novembro, durante o Festival Literário (Fliaraxá).

O deputado Bosco lembrou que a leitura e a escrita são práticas sociais e culturais e expressam as visões de mundo. “A Assembleia mais uma vez terá importante papel na construção deste plano. Daremos voz e vez ao cidadão que quer contribuir para as políticas públicas de cultura. Será um grande momento de debater novas possibilidades para nosso Estado”, disse Bosco.

A ALMG irá promover, neste semestre, um fórum técnico para colher sugestões da população para aprimorar anteprojeto de lei sobre a questão, a ser encaminhado pelo Executivo posteriormente à Assembleia. O evento, uma parceria do Legislativo e do Executivo mineiros, contará com encontros no interior do Estado e com etapa final em Belo Horizonte.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e os coordenadores do Plano: Lucas Guimaraens de Araújo Ribeiro, Luana de Araújo Carvalho, Rosana Mont’Alverne Neto, Marcos Roberto do Nascimento, Cleide Aparecida Fernandes e Clarissa de Almeida Gonzaga, secretária executiva do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…