Super banner
Super banner

Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em foco na ALMG

Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em foco na ALMG

Os principais eixos do “Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas”, seu cronograma de atividades e as perspectivas de participação da sociedade civil foram motivo de audiência de convidados, hoje, na Comissão de Cultura. O Plano Estadual deverá estabelecer as metas e as diretrizes para a área para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.

O documento vai conter as políticas públicas para a valorização e desenvolvimento de ações relacionadas a esses eixos. O desenvolvimento do plano é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação. A partir da próxima semana serão realizados encontros regionais.

A etapa de interiorização será conduzida pelo Executivo. Já a etapa final, em Belo Horizonte, será feita pelo Legislativo mineiro, que vai reunir as propostas vindas do interior e consolidá-las a partir da votação na plenária final.

As cidades que vão receber o fórum são Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Essa etapa deve ser finalizada em outubro. Será feita, ainda, uma apresentação do evento em Araxá, em novembro, durante o Festival Literário (Fliaraxá).

O deputado Bosco lembrou que a leitura e a escrita são práticas sociais e culturais e expressam as visões de mundo. “A Assembleia mais uma vez terá importante papel na construção deste plano. Daremos voz e vez ao cidadão que quer contribuir para as políticas públicas de cultura. Será um grande momento de debater novas possibilidades para nosso Estado”, disse Bosco.

A ALMG irá promover, neste semestre, um fórum técnico para colher sugestões da população para aprimorar anteprojeto de lei sobre a questão, a ser encaminhado pelo Executivo posteriormente à Assembleia. O evento, uma parceria do Legislativo e do Executivo mineiros, contará com encontros no interior do Estado e com etapa final em Belo Horizonte.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e os coordenadores do Plano: Lucas Guimaraens de Araújo Ribeiro, Luana de Araújo Carvalho, Rosana Mont’Alverne Neto, Marcos Roberto do Nascimento, Cleide Aparecida Fernandes e Clarissa de Almeida Gonzaga, secretária executiva do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x