Cidade

PMA adota medidas sustentáveis na construção de obras públicas

Com o objetivo de implantar um conceito de infraestrutura sustentável em obras públicas e promover a conscientização ambiental em empreendimentos particulares, a Prefeitura de Araxá passou a adotar medidas sustentáveis na construção de novos equipamentos públicos. A Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) será a primeira obra inaugurada no município com alternativas de execução que gera economia e reduz impactos ambientais. A UPA foi planejada para aproveitamento da iluminação natural e conforto térmico. A obra também conta com uma cisterna para reaproveitamento de água da chuva.

As medidas visam nortear e difundir atitudes e comportamentos identificados com a responsabilidade ambiental e com o desenvolvimento sustentável integrado. Nas obras de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alice Moura e o Centro de Educação Municipal (Cemei) Dom Pixote, que serão implantadas no bairro Vila Silvéria, também foram planejadas com medidas de execução sustentáveis, com o foco nas questões ambientais e a economia de recursos públicos.

O secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, ressalta que outros projetos públicos também adotaram o mesmo conceito de sustentabilidade. “A UPA foi construída de uma forma que em todos os ambientes terá uma iluminação natural, sem a necessidade de ascender lâmpadas. A mesma coisa acontece em relação ao conforto térmico, onde teremos ambientes confortáveis sem a precisão de utilização de equipamentos de ar-condicionado. Temos também na UPA um sistema onde toda a água do telhado é coletada para ser utilizada, por exemplo, para molhar as plantas e a área gramada”, explica.

Segundo o secretário, o Emei do Alice Moura e o Cemei do Dom Pixote são exemplos de obras já planejadas com foco sustentável. “Nos projetos novos, temos procurado implementar alternativas em prol do meio-ambiente. No Alice Moura já temos buscado a questão de conforto térmico e iluminação natural. Além disso, teremos também o aproveitamento de água da chuva e a utilização de aquecimento de água por energia solar. O Cemei Dom Pixote também é uma outra obra que pretendemos adotar a mesma linha. Os custos de energia elétrica são altos no nosso país. Na medida do possível, utilizar dessas alternativas de execução do projeto é uma forma de reduzir custos e os impactos ambientais.  Sempre discutimos isso com o prefeito Aracely de Paula que enxerga com bons olhos essa iniciativa”, destaca Donizete.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…