Saúde

Prefeitura apoia criação da Comissão de Ética de Enfermagem

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que possui Comissão de Ética Médica, agora passa a contar também com a Comissão de Ética de Enfermagem. Trata-se da primeira Comissão normatizada implantada na cidade o que reflete na melhoria da qualidade do serviço de enfermagem, assegurando mais ética e segurança para os pacientes. A posse da Comissão foi nesta quinta-feira, 28, na sede da UPA e contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren).

A Secretária de Saúde, Diane Dutra, destaca que a Comissão é importantíssima para avaliar as condutas éticas, sugerir treinamentos e capacitações, além de valorizar a profissão, dando assistência a todos os membros da enfermagem.  Ressalta que o Coren dará orientações sobre a atuação dos profissionais, vai avaliar se as técnicas aplicadas estão corretas e promover as devidas correções. “É a primeira Comissão de Ética normatizada que toma posse em Araxá e essa referência é muito positiva, mais uma vez a UPA sai na frente com processos e atuações”.

O Coordenador da Comissão de Ética do Coren, Farley Sindeaux Ribeiro, informa que a Comissão tem o objetivo de promover o exercício ético da enfermagem e com a criação dela, a assistência de enfermagem prestada em Araxá será maior. “Tem que prevalecer a cultura da segurança. A Comissão antecipa os possíveis problemas éticos e técnicos que podem ocorrer dentro do serviço e faz um plano de ação para que eles não se repitam. Além de ser o olhar do Conselho dentro da instituição é o ouvido da sociedade e dos profissionais, nos pontos que podem ser resolvidos para melhorar a assistência”.

O presidente da Comissão de Ética de Enfermagem de Araxá, o enfermeiro, Adauto Cesar dos Reis, explica que o grupo pensou em criar uma ferramenta para ajudar na gestão dos serviços de enfermagem da UPA. Na unidade de saúde trabalham quase 50 profissionais e a enfermagem é uma área que lida frequentemente com os dilemas éticos. A Comissão é uma responsabilidade a mais, vai analisar os casos que infringirem o código de ética e promover ações educativas para evitar que as infrações se repitam. “A UPA não tinha obrigatoriedade de montar a Comissão, tivemos apoio total da Prefeitura, uma demonstração de competência, dedicação e respeito que os profissionais de enfermagem mantem e com a sociedade. Araxá se torna exemplo para outras cidades”.

A escolha dos membros da Comissão de Ética é feita por votação e o mandato tem duração de dois anos.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…