Categorias: Cidade

Prefeitura de Araxá amplia atendimento para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento especializado

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais. A Prefeitura de Araxá ampliou a atenção para crianças e adolescentes da rede municipal de educação que necessitam de atendimento especializado. Mais de 15 profissionais da área de saúde, educação e assistência social foram contratados para integrar uma equipe multidisciplinar para suprir a demanda de alunos. O objetivo é transformar as unidades de ensino em um espaço para todos e educar crianças e adolescentes em um mesmo contexto escolar. 

Os estudantes que participam do projeto recebem atendimento nas salas de recursos multifuncionais, nas escolas onde estão matriculados e no Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (Caei) que oferece serviços de ordem clínica, pedagógica e social a crianças e adolescentes. 

A ampliação do atendimento é realizada por meio do Projeto Ame, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Os atendimentos são essenciais, tanto para o processo cognitivo, quanto para a assistência da saúde mental dos alunos. 

A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, explica que o Projeto Ame – O futuro se constrói hoje – proporciona a jovens com necessidades especiais uma melhoria em sua qualidade de vida e também da família. O trabalho minimiza as dificuldades de aprendizagem e socialização dos alunos, evitando a evasão escolar. 

“Nosso objetivo com esta ampliação dos atendimentos é auxiliar as famílias desses jovens, que é de fundamental importância na vida destas crianças e adolescentes”, reitera a secretária. 

Segundo os dados de monitoramento do projeto, problemas com sintomas emocionais e comportamentais e o impacto na saúde mental das crianças e adolescentes com necessidades especiais aumentaram em 73% devido à pandemia. 

“Ampliar esse trabalho significa atender a necessidade de orientação e acompanhamento desses jovens de forma ininterrupta, mesmo durante a pandemia. O município trata hoje esse projeto com alunos que necessitam de atendimento especializado como uma política pública, que será cada vez mais fortalecida com ações do município”, ressalta Zulma.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…