Categorias: Cidade

Prefeitura de Araxá assina contrato para implantação de iluminação de Led em toda a cidade

Eficiência, durabilidade e economia. A Prefeitura de Araxá realizará a substituição de toda a iluminação pública da cidade por lâmpadas de Led. O contrato, no valor de R$ 21.777.305,20, tem duração de um ano e contempla a substituição de 16.228 lâmpadas, manutenção preventiva, desenvolvimento de projetos e implantação de um call center para que o cidadão possa fazer suas solicitações para manutenção do serviço.  O anúncio foi feito pelo prefeito Robson Magela nesta segunda-feira (23) durante assinatura de contrato com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (Cimpla), responsável pelo contrato. O evento contou com a presidente da Cimpla, Maura Pontes, vereadores, imprensa e demais autoridades.

A modernização do sistema de iluminação com a substituição de lâmpadas convencionais por peças Led é um dos principais investimentos no setor público nos últimos anos. As vantagens do uso de Led na iluminação pública não se limitam somente a ganhos econômicos e eficiência, como também trazem benefícios ambientais. Esse dispositivo é livre de metais pesados e é composto por materiais recicláveis, além de ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte desses materiais. Os Leds também trazem conforto visual e maior nitidez para os usuários de iluminação pública. Essa tecnologia tem facho de luz mais direcionado e apresenta maior índice de reprodução de cores.

De acordo com o prefeito Robson Magela, a modernização da iluminação pública é um momento histórico para o Município. “No início da gestão falamos em começar a implantação do Led pouco a pouco, iniciando pelos bairros. Hoje, com muito orgulho, a gente anuncia que toda a cidade receberá o Led no prazo de um ano. Serão montadas quatro frentes de trabalho com previsão de até 1.500 lâmpadas substituídas por mês. Isso significa mais conforto visual, segurança e qualidade de vida para a população e visitantes, além de economia para os cofres públicos”, ressalta.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ricardo Alexandre da Silva (Kaká), explica que o pagamento do serviço à empresa será feito conforme medição, ou seja, será calculado apenas as lâmpadas que efetivamente foram trocadas. “As lâmpadas de led que serão instaladas têm garantia de 5 anos. Dessa forma, se queimarem durante esses 5 anos serão substituídas pela Cimpla”, destaca.

Kaká também destaca que, como a energia consumida pelo Led é revertida em iluminação e não em calor, há maior economia de energia. Dessa forma, há uma estimativa de economia de cerca de 58% no consumo. “Após a substituição em toda a cidade, iremos fazer o cálculo exato para redução do custo que o Município paga à Cemig. Dessa forma, teremos condição de também de reavaliar a taxa de contribuição da iluminação pública para o cidadão”, afirma o secretário.

Ver comentários

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…