Cidade

Prefeitura incentiva a geração de mais de mil empregos no DI

A Administração Municipal de Araxá tem se dedicado em promover o desenvolvimento econômico com geração de empregos e para isso trabalha sério na atração de novas empresas para o Distrito Industrial (DI) da cidade. A Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica, buscou a legalização de 29 terrenos do DI que estavam destinados com vícios pelas gestões anteriores, foram reincorporados ao patrimônio do município e estão sendo repassados para a iniciativa privada. O Prefeito Aracely de Paula, ressalta que o projeto permitindo o repasse dos lotes foi aprovado pelo Ministério Público dando consistência às empresas interessadas em ocupar terrenos naquele setor. “Ampliamos a área de atuação para receber novas indústrias, o sistema está em franco desenvolvimento gerando trabalho e renda para o município. Temos diversas indústrias espalhadas pela cidade e outras que deverão vir também. É um processo de crescimento que se estende em todos os setores de Araxá”, afirma.

O Secretário Geraldo Lima Júnior, explica que foi implantada uma nova legislação de incentivo para atrair novas empresas não só para o DI mas para toda a cidade. Com essa nova dinâmica, já foram elaborados dois editais de licitação, destinando terrenos para 13 novas empresas. “Temos empresas em funcionamento e em fase adiantada de construção. No primeiro edital foram habilitadas sete empresas, gerando 595 novas vagas de emprego e no segundo edital mais seis empresas com a geração de mais 550 vagas”.

Entre as empresas beneficiadas com os editais está a Sackett Equipamentos e Sistemas, que trabalha há 12 anos com projetos para indústrias de fertilizantes e está implantando na cidade uma fábrica para produção de equipamentos para as indústrias do setor. O Diretor Geral, Oscar Ordonez, informa que com recursos próprios está investimento R$ 3,5 milhões na construção da fábrica. A previsão é começar a funcionar em fevereiro de 2020 aumentando de 25 para 100 a geração de empregos na cidade. “Atendemos o mercado nacional e exportamos para vários países. Nossos trabalhos são terceirizados porque não tínhamos fábrica própria. Isso nos deixa pouco competitivos no mercado, temos que pagar lucro para terceiros e esse lucro queremos que fique em Araxá, queremos expandir mais ainda a nossa empresa”.

O empresário João Batista Soares, sócio proprietário da Oxiara, também foi beneficiado.   A empresa que trabalha com transporte e venda de oxigênio, gás industrial e medicinal para 14 cidades na região, ocupava um área de 100 metros quadrados no perímetro urbano, foi transferida para uma área de 2.800 metros quadrados, um investimento de R$ 610 mil. “Fizemos a parceria com a prefeitura em 2017, construímos a nossa sede e estamos no novo endereço desde o dia 10 de maio. Fizemos o investimento pensando no futuro e tenho plena certeza de que as coisas vão melhorar mais, esse apoio aqui é o principal, estou muito feliz”.

Geraldo explica que um terceiro edital deve ser lançado em meados de julho, oferecendo 18 lotes e 14 empresas já manifestaram interesse. Ressalta que o mercado está se movimentando, os empresários elogiam o processo seletivo aprovado pelo Ministério Público, renovado pela Câmara de Vereadores em cada edição. “As empresas estão vindo para Araxá em função da estrutura, da educação, das ações pela segurança e saúde, que refletem na qualidade de vida da população. Tudo isso mais a nossa lei de incentivo, complementa essa situação positiva que atrai empresas para a cidade”, finalizou Geraldo Lima.

As empresas que estão implantadas ou em processo de instalação no DI são:

Analítica Química Indústria e Comércio Ltda

Gran Bolsas

Comercial Agrícola São Gotardo

Sackett do Brasil Equipamentos e Sistemas Ltda

Oxiara Logística Ltda

Revitec Tecnologia em Revestimentos Ltda

Transliza Ltda

Indústria e Comércio de Louças Sanitárias Santa Clara Ltda

Fertitrading Indústria de Fertilizantes Ltda

Brasil Inspeção de Equipamentos Industriais Ltda

João Pedro Indústria e Comércio Ltda

Laticínios Taquari Ltda

Senco Operação e Manutenção Industrial Ltda

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…