Cidade

Prefeitura inicia projeto de revitalização e modernização do Distrito Industrial

Uma cidade cada vez mais atrativa e dotada de melhores condições de competitividade. A Prefeitura de Araxá deu início ao Programa de Revitalização e Modernização do Distrito Industrial. Entre os investimentos já realizados pela administração municipal estão a oferta de energia elétrica, o cabeamento de fibra ótica, a instalação de câmera de videomonitoramento, a implantação do ponto de apoio da Polícia Militar, a regularização da coleta de lixo, a implantação de um redutor de velocidade próximo ao aeroporto e o recapeamento asfáltico das principais vias do Distrito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, Geraldo Lima Júnior, afirma que o objetivo é tornar a indústria araxaense cada vez mais forte, inovadora e sustentável, gerando negócios, riquezas e desenvolvimento para o município. “Com a inclusão de Araxá no Programa de Modernização e Revitalização dos Distritos Industriais de Minas Gerais, pela Codemig, iniciamos um plano de ações para identificar as principais potencialidades, os setores produtivos e as necessidades de infraestrutura do nosso DI. ”

De acordo com o secretário, o primeiro passo foi criar uma política específica que promovesse um desenvolvimento econômico sustentável no município. “Inicialmente, realizamos uma serie de investimentos em melhorias no Distrito Industrial que vão desde a implantação de uma infraestrutura de ponta a estruturação de um ambiente de cooperação. Paralelamente, criamos legislações que garantem uma maior segurança jurídica, que estabelece critérios e incentivos para atrair novas empresas e que permite um diálogo continuo entre empresários e o poder público municipal”, ressalta Geraldo.

O presidente da Câmara Setorial do Distrito Industrial, Paulo Nesrala, evidenciou as melhorias possíveis com a parceria estabelecida nesta nova gestão do prefeito Aracely de Paula. “Entre os principais problemas solucionados estão a estabilização da energia elétrica, a mudança de alguns postes do local da avenida que dá acesso ao Distrito Industrial e a implantação de um semáforo. Temos, também, com muita ajuda da Administração, a passagem do cabo óptico na BR-262 e a ampliação do serviço para que o cabo circule todo o Distrito Industrial”, ressalta o presidente.

Em encontro promovido pela Codemig, que reuniu empresários do DI, autoridades municipais, representantes da Fiemg, dentre outros convidados, foi definido uma lista com 45 tarefas a serem executadas no Programa de Revitalização e Modernização do Distrito Industrial. Um plano de ações está sendo elaborado em conjunto pelas entidades participantes e a expectativa é que sua execução inicie a partir de julho próximo.

“Fizemos 45 sugestões que vão desde novas tecnologias até um espaço adequado para repouso e lazer dos servidores do DI”, concluiu Paulo. As melhorias vão proporcionar mais segurança e conforto para os mais de 3 mil funcionários que trabalham nas 40 empresas instaladas no local e a chegada de novas unidades empresariais.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…