Cidade

Prefeitura orienta proprietário a cuidar e manter as calçadas em condições de uso

Os proprietários precisam estar atentos quanto ao cuidados com as calçadas. A Prefeitura de Araxá sempre teve a preocupação de promover a mobilidade urbana com a colaboração da comunidade. Marco Antônio Rios, secretário municipal de Serviços Urbanos, afirma que a calçada ou passeio não é público por ser de responsabilidade da Prefeitura. “Ele é público por ser de uso público. Todas as pessoas passam pela calçada, mas quem é responsável para fazer o passeio é o proprietário do imóvel, da mesma forma que ele tem obrigação, quando o terreno é vago, de fechá-lo e, assim fazer a calçada”, comenta o secretário.

Marco Antônio acrescenta que a calçada não conservada oferece risco de acidente ao pedestre. “O proprietário deve ter esse cuidado. Estamos avançando para a situação da mobilidade urbana, em que o foco deixou de ser o veículo e passou para pedestre”.  De acordo com secretário, os passeios ou calçadas podem ser feitos pela administração municipal a partir do momento que sejam contemplados em uma reurbanização ou revitalização de áreas de avenidas realizadas em anos anteriores como, por exemplo, a da Antônio Carlos e Senador Montandon.

“Quando o projeto da Prefeitura tem um tratamento paisagístico, urbanístico e de arquitetura e um novo tipo de calçada padronizado, o município não deve impor para o munícipe a obrigação de fazer. Normalmente nessas situações, a administração pública banca esse tipo de passeio. Excetuando essa premissa, o cidadão tem que manter a calçada em condições de dar um conforto e uma segurança maior para o trânsito de pedestres”, observa o secretário.

Ver comentários

  • Esse Marco Antônio Rios, secretário municipal de Serviços Urbanos, está falando bobagem e exorbitando de seu poder ao impor aos proprietários de imóveis a construção e manutenção de calçadas. A calçada é pública porque pertence ao município e não ao proprietário do imóvel.Pertence ao município porque a sua área foi desapropriada de algum imóvel ou porque foi doada ao município na ocasião da implantação do loteamento.
    Obrigar o proprietário a fazer a construção e a manutenção das calçadas alem de ser inconstitucional é uma forma ditatorial e ilegal de administrar e uma maneira de eximir das responsabilidades da gestão pública. Já pagamos impostos e basta.
    A Calçada Pública segundo o Código Brasileiro de Transito, faz parte do sistema viário do município. Portanto quem tem de ser responsabilizado por qualquer acidente devido a ação ou omissão na manutenção e construção das calçadas é a Municipalidade e não o proprietário. Isto é garantido pela constituição.

Matérias recentes

Biblioteca Móvel leva acesso à leitura de forma gratuita em todos os bairros de Araxá

“Embarque na leitura que só faz bem”, com este famoso jingle, a Biblioteca Móvel “Embarque…

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…