Cidade

Prefeitura reinaugura espaço artístico, cultural e político da memória de Araxá

Um renovado espaço que exalta a memória artística, cultural e política de Araxá, em ação da Prefeitura, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Foram reinaugurados nesta quinta-feira, 21 de março, o Museu da Imagem e do Som e Museu do Poder Legislativo no Palácio Vereador Nagib Feres, que já foi residência, instituição de ensino, sede da Câmara e da Prefeitura Municipal, durante décadas. Participaram da reinauguração, prefeito Aracely, vereador Fabiano Santos Cunha, que representou a Câmara Municipal, secretários, servidores municipais e imprensa nesse momento épico para a memória afetiva da cidade. Professores e alunos da Escola Municipal de Música Elias Porfírio de Azevedo se apresentaram durante solenidade aos convidados com canções que remetem ao passado.

O Palácio Vereador Nagib Feres é constituído por dois pavimentos. O primeiro pertence ao Museu da Imagem e do Som que abriga um rico acervo composto por 16 mil discos de diferentes estilos musicais, de variadas épocas, com destaque para o período de 1940 até os anos 2000, mas possui também verdadeiras relíquias, anteriores a este período, da cena artística e cultural do país. Nesse mesmo piso, se encontra temporariamente instalado o Museu Sacro, da Igreja de São Sebastião. No segundo pavimento abriga o Museu do Poder Legislativo com momentos marcantes da história política de Araxá. Destaque para a lista de todos os vereadores presidentes da Casa Legislativa desde o dia 7 de janeiro de 1833 que teve o primeiro presidente, Mariano Joaquim de Ávila. Na lista de vereadores que presidiram a Câmara está o nome de Aracely por onze oportunidades. Um acervo de fotos de reuniões ordinárias e a preservação do plenário que, por muitos anos, foi palco de decisões importantes que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do município, também compõe o espaço.

De acordo com a presidente da FCCB, Régia Côrtes, “reinaugurar o espaço é ofertar aos araxaenses e turistas, uma oportunidade de conhecer e passar a valorizar cada vez mais a história”, destaca. Aracely afirma que a cidade avança sem esquecer as origens. “Temos que preservar a nossa história e a valorizarmos cada vez mais”, conclui. Após a solenidade, o espaço foi aberto pela primeira vez à visitação.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…