Cidade

Prefeitura vai promover II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Como chegar na faixa etária 60+ tendo qualidade de vida, usufruindo das políticas públicas e sendo ativo na cidade? Esse é o tema central da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será promovida na próxima terça-feira, dia 30 de abril. O evento é uma normativa federal, onde o município tem como prerrogativa parar um dia para discutir e avaliar melhorias nos projetos voltados para os idosos. A Prefeitura de Araxá promove a Conferência e convida os idosos e as principais lideranças da cidade que desenvolvem trabalhos com esse público para participarem.

O Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Pereira Cunha, informa que foi feito um diagnóstico mostrando as carências e os serviços que são considerados adequados no atendimento aos idosos. Com o documento é possível atacar os problemas e analisar onde investir um maior número de recursos humanos e financeiros. O tema central da Conferência é: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Depois tem subeixos e subtemas que dividem as discussões mais específicas e focadas. “Na Conferência Vamos analisar como estão as políticas para o idoso em diversas áreas como saúde, educação e segurança pública. Elaboraremos propostas e aprimoramentos que serão encaminhados para os gestores dessas pastas, para os governos estadual e federal”.

Moisés destaca que as principais carências estão nas áreas de habitação e segurança pública. Existe uma preocupação a respeito da movimentação do idoso na cidade, também há melhorias a serem feitas para facilitar a acessibilidade dentro de casa. Ressalta que há uma parcela de idosos que ficam sozinhos em casa, são pessoas que não tem perfil para ser atendidas em instituição de abrigamento asilar, conseguem ter vida ativa em casa desde que sejam feitos aprimoramentos nas residências e esse é um dos assuntos do evento.

As inscrições para a Conferência podem ser feitas até o dia 22 de abril, pelo endereço:  https://www.sympla.com.br/ii-conferencia-municipal-do-idoso-de-araxa__489422

São 250 vagas tendo prioridade pessoas com mais de 60 anos, representantes e profissionais de empresas ou instituições que fazem trabalhos com idosos. As pessoas atendidas nos projetos disponíveis na cidade devem participar. É uma oportunidade de avaliar se as ações estão mesmo atendendo as necessidades do público alvo. A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será promovida, no dia 30, das 7h30 às 18h, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…