Super banner
Super banner

Prefeitura vai promover II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Prefeitura vai promover II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Como chegar na faixa etária 60+ tendo qualidade de vida, usufruindo das políticas públicas e sendo ativo na cidade? Esse é o tema central da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será promovida na próxima terça-feira, dia 30 de abril. O evento é uma normativa federal, onde o município tem como prerrogativa parar um dia para discutir e avaliar melhorias nos projetos voltados para os idosos. A Prefeitura de Araxá promove a Conferência e convida os idosos e as principais lideranças da cidade que desenvolvem trabalhos com esse público para participarem.

O Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Pereira Cunha, informa que foi feito um diagnóstico mostrando as carências e os serviços que são considerados adequados no atendimento aos idosos. Com o documento é possível atacar os problemas e analisar onde investir um maior número de recursos humanos e financeiros. O tema central da Conferência é: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Depois tem subeixos e subtemas que dividem as discussões mais específicas e focadas. “Na Conferência Vamos analisar como estão as políticas para o idoso em diversas áreas como saúde, educação e segurança pública. Elaboraremos propostas e aprimoramentos que serão encaminhados para os gestores dessas pastas, para os governos estadual e federal”.

Moisés destaca que as principais carências estão nas áreas de habitação e segurança pública. Existe uma preocupação a respeito da movimentação do idoso na cidade, também há melhorias a serem feitas para facilitar a acessibilidade dentro de casa. Ressalta que há uma parcela de idosos que ficam sozinhos em casa, são pessoas que não tem perfil para ser atendidas em instituição de abrigamento asilar, conseguem ter vida ativa em casa desde que sejam feitos aprimoramentos nas residências e esse é um dos assuntos do evento.

As inscrições para a Conferência podem ser feitas até o dia 22 de abril, pelo endereço:  https://www.sympla.com.br/ii-conferencia-municipal-do-idoso-de-araxa__489422

São 250 vagas tendo prioridade pessoas com mais de 60 anos, representantes e profissionais de empresas ou instituições que fazem trabalhos com idosos. As pessoas atendidas nos projetos disponíveis na cidade devem participar. É uma oportunidade de avaliar se as ações estão mesmo atendendo as necessidades do público alvo. A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será promovida, no dia 30, das 7h30 às 18h, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x