Categorias: Saúde

Projeto ‘Idoso Cidadão’ em Araxá

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) o Sesc vai promover uma série de encontros com o objetivo de debater e propagar informações de extrema importância e interesse para pessoas acima de 60 anos.

Serão realizadas palestras nas unidades do Sesc em Araxá, participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. Veja as datas e horários em cada uma delas no ‘serviço’ abaixo.

Os encontros terão a participação de profissionais de referência que vão tratar de diversos assuntos de interesse público como a relação do idoso com a sociedade nos tempos de hoje; envelhecimento saudável; direitos dos idosos; envelhecimento bem-sucedido, entre outros. Na maior parte dos municípios a atividade tem apoio de representantes da sociedade, além de conselhos e órgãos que atuam em defesa dos direitos humanos.

O objetivo do Sesc é fomentar um espaço de informação, diálogo, apresentação de trabalhos realizados por pessoas com mais de 60 anos e disponibilizar serviços capazes de suscitar neste público a inserção em espaços que contribuam para um envelhecimento bem-sucedido.

Uma projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revelou que, até 2060, Minas Gerais será o estado com o maior número de idosos do país. Segundo o levantamento, os mineiros mais velhos se tornarão maioria em comparação aos jovens de até 14 anos já a partir de 2033.

Essas atividades ainda integram um conjunto de ações realizadas pelo Sesc em todo o território estadual que visam promover a reflexão e a discussão sobre o idoso no contexto social brasileiro, seus desafios e possibilidades de promoção e valorização. O foco é a disseminação de conhecimentos que estimulem o empoderamento e a participação social do público atendido, por meio de intervenções promovidas em conjunto com participantes do projeto Sesc +60, sociedade civil, além de instituições do setor público e privado. O cronograma de ações das unidades contará também com workshops, oficinas temáticas, intervenções artísticas e exposições. Confira a programação completa na unidade de interesse.

Serviço

Encontros ‘Idoso Cidadão’

Data: 24 de outubro

Horário: 14h às 16h30

Local: Sesc Araxá (rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha)

Palestrantes convidados: Mirthes Mirian – Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora Pedagógica de Projeto Social

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…