Colunistas

Quanto vale o Brasil?

Em tempos de total inércia no Congresso Nacional, quando a manutenção do poder revela-se mais urgente do que qualquer discussão propositiva, o País se reduz a uma moeda de troca.

Desde a debandada do PMDB, na última semana, abriu-se o varejão do Planalto. Uma feira de cargos, a bem dizer. Basta observar o Diário Oficial da União, cada vez mais robusto, dado o entra-e-sai de nomes do governo.

Sorrateiramente, Lula (o balconista deste estabelecimento) vem oferecendo postos, de alto e baixo escalões, em troca de votos na decisão do impeachment de Dilma. Uma tentativa reverter a situação sorumbática do PT por meio de barganha. Precisam angariar 171 votos para arquivar o processo na Câmara, enquanto que a oposição necessita do apoio de 342 deputados para levá-lo ao Senado.

Para isso, vale tudo.

Inclusive nomear um engenheiro civil no Ministério da Saúde. Isso mesmo, parece surreal. Quisera fosse. Caso o nome de Ricardo Barros, do PP, seja confirmado na pasta da Saúde, este será só mais um dos indícios de que querem governar o Brasil a todo custo.

O agrado ao PP pode render 40 votos na conta de Dilma. Enquanto isso, a contenção do surto de H1N1, zika e dengue dependerá do conhecimento de causa de um engenheiro civil. É o ponto que chegamos.

PP, PSD, PR e PRB são os clientes em potencial para as negociatas do Planalto. Ainda que seis peemedebistas insistem em manter-se nos cargos do primeiro escalão — sob a premência de serem expulsos da legenda — outros 600 postos foram desocupados com a debandada do PMDB.

Logo, abriu-se crédito suficiente para rifarem o país.

Mas quanto vale o Brasil? Os honorários de oito anos de Lula, de mais oito de Dilma e, em 2018, Lula de novo. Vai pagar?

Compartilhar

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…