Categorias: Agronegócio

Queijo Minas Artesanal Araxá concorre na Superagro 2011

Produto tipicamente mineiro, o queijo minas artesanal terá um concurso na Superagro 2011, abrangendo a produção das cinco regiões onde o produto é hoje caracterizado, representadas por Araxá, Serro, Canastra, Cerrado e Vertentes. Serão avaliados os quesitos textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). O concurso é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG e o sistema cooperativista de Minas (Ocemg e Sescoop-MG).

A Emater-MG vai realizar previamente concursos municipais  e regionais  que irão selecionar os 21 melhores queijos das cinco regiões. Ao final, durante a Superagro, serão premiados os três melhores produtos. Os objetivos do concurso são promover e valorizar o queijo minas artesanal dos produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); incentivar a produção com qualidade e, por meio da divulgação, buscar novos mercados e consumidores para o produto, informa a assessora da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria, Luciana Siqueira Rapini.

O júri que vai escolher os vencedores será formado por representantes de instituições públicas com conhecimento técnico sobre a qualidade do queijo minas artesanal. A Seapa estima que cerca de 30 mil produtores rurais mineiros produzam aproximadamente 11 mil toneladas de queijo minas artesanal por mês.

Multimostra do agronegócio mineiro

A Superagro será realizada de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte. A feira é uma realização do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a iniciativa privada, representada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

A programação da Superagro 2011 inclui a Feira de Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo (Superpesca); 15ª Expocachaça, 2ª Expovet e a tradicional Exposição Estadual Agropecuária , na sua 51ª edição. E ainda, o 16º Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco) e o Ciclo de Aulas Técnicas, voltado para estudantes de áreas afins ao agronegócio.

Com Agência Minas

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…