Super banner
Super banner

Queijo Minas Artesanal Araxá concorre na Superagro 2011

Queijo Minas Artesanal Araxá concorre na Superagro 2011

Produto tipicamente mineiro, o queijo minas artesanal terá um concurso na Superagro 2011, abrangendo a produção das cinco regiões onde o produto é hoje caracterizado, representadas por Araxá, Serro, Canastra, Cerrado e Vertentes. Serão avaliados os quesitos textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). O concurso é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG e o sistema cooperativista de Minas (Ocemg e Sescoop-MG).

A Emater-MG vai realizar previamente concursos municipais  e regionais  que irão selecionar os 21 melhores queijos das cinco regiões. Ao final, durante a Superagro, serão premiados os três melhores produtos. Os objetivos do concurso são promover e valorizar o queijo minas artesanal dos produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); incentivar a produção com qualidade e, por meio da divulgação, buscar novos mercados e consumidores para o produto, informa a assessora da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria, Luciana Siqueira Rapini.

O júri que vai escolher os vencedores será formado por representantes de instituições públicas com conhecimento técnico sobre a qualidade do queijo minas artesanal. A Seapa estima que cerca de 30 mil produtores rurais mineiros produzam aproximadamente 11 mil toneladas de queijo minas artesanal por mês.

Multimostra do agronegócio mineiro

A Superagro será realizada de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte. A feira é uma realização do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a iniciativa privada, representada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

A programação da Superagro 2011 inclui a Feira de Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo (Superpesca); 15ª Expocachaça, 2ª Expovet e a tradicional Exposição Estadual Agropecuária , na sua 51ª edição. E ainda, o 16º Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco) e o Ciclo de Aulas Técnicas, voltado para estudantes de áreas afins ao agronegócio.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas